Últimas Notícias

Panam Sports espera confirmar o programa completo do Pan de Santiago 2023 em março


Após encontro do Comitê Executivo da Panam Sports no último domingo (15), em Fort Lauderdale, Estados Unidos, ficou decidido que os detalhes da programação esportiva dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 serão revelados em março, em uma nova reunião do comitê.

Apesar da espera até o ano que vem, sabe-se de antemão que todos os 28 esportes olímpicos estão mantidos para o Pan de Santiago-2023, revelado pelo próprio presidente da entidade, Neven Ilic. A Panam Sports espera que desses, pelo menos 25 possam servir como qualificação olímpica a Paris-2024.

A questão é quanto a inclusão de modalidades não-olímpicas ou "olímpicas em tom provisório". Assim que Santiago foi aceita como sede dos Jogos de 2023,  a organização já tinha em mente um programa com 39 esportes, que incluíam beisebol, boliche, caratê, escalada esportiva, esqui aquático, patinação artística, pelota basca, raquetebol, skate, softbol e squash, além dos 28 olímpicos. 

Entretanto, o presidente da Comissão Técnica da Panam Sports, Michael Fennell, disse que o comitê deve fazer uma revisão completa das modalidades que estiveram presentes nos Jogos de Lima 2019, e deixar apenas aquelas que são relevantes para o Chile.

Os Jogos Pan-Americanos Juniores de Cali-2021 também estiveram em pauta durante a reunião. Foi decidido que, assim como no caso de Santiago, o programa completo dos Jogos será divulgado  em março. 

Esta será a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Juvenis. A ideia da Panam Sports é promover os jovens atletas dos países latino-americanos, para brilharem no futuro nos Pans e nas Olimpíadas. 

"Nós acreditamos que o projeto vai estimular os governos e os comitês olímpicos a manterem as gerações [dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018]. Nós precisamos dar continuidade a esta geração e dar a ela a chance de  qualificar-se para Santiago", disse o presidente Ilic. Todos os medalhistas de ouro em Cali-2021 ganharão vagas para o Pan de 2023.

Foto: Reprodução/Panam Sports

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar