Últimas Notícias

Comitê Olímpico Russo se movimenta para garantir participação do país em Tóquio 2020


O presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, prometeu que fará tudo o que estiver ao alcance para garantir a participação de atletas russos defendendo a bandeira do país nos próximos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Ainda segundo o presidente, não há "grandes obstáculos" a "grande maioria" de atletas do país liberados para competir, de acordo com agência de notícias estatal russa RIA Novosti .

O Comitê de Revisão de Conformidade Agência Mundial Antidoping (WADA) suspendeu o país por quatro anos após a comprovada adulteração de exames nos laboratórios de Moscou. Um das punições foi o banimento da bandeira russa nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018. Quase 170 atletas participaram do evento integrando a equipe dos Atletas Olímpicos da Rússia.

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que nossa equipe esteja em Tóquio sob a bandeira russa", disse Pozdnyakov. O presidente criticou também a proposta de proibição de funcionários do Comitê Executivo do ROC e do Comitê Paralímpico Russo (RPC) em todos os principais eventos, classificando a ideia como "ilógica e inaceitável".

"É desconcertante aplicar sanções contra os líderes do ROC", disse Pozdnyakov, que estaria entre os suspenso caso a recomendação for aprovada. "Essas acusações são infundadas e tendenciosas. Eles são inaceitáveis ​​do ponto de vista jurídico e do ponto de vista da lógica elementar". Entretanto, o presidente se mostra otimista quanto a participação russa nos Jogos. "A equipe de jovens atletas russos participará deste torneio sem nenhuma restrição" comentou.

O Comitê Executivo da WADA se encontra em 9 de dezembro em Paris para a tomada de decisões. Nesse encontro, apena atletas que possam provar que não foram "implicados de maneira alguma pelo não cumprimento" serão elegíveis para competir. A Rússia ainda pode ter ser excluída da candidatura de receber as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2032 caso Agência Antidoping Russa (RUSADA) seja reprovada.

Foto: ROC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar