Comitê Olímpico Russo se movimenta para garantir participação do país em Tóquio 2020


O presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, prometeu que fará tudo o que estiver ao alcance para garantir a participação de atletas russos defendendo a bandeira do país nos próximos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Ainda segundo o presidente, não há "grandes obstáculos" a "grande maioria" de atletas do país liberados para competir, de acordo com agência de notícias estatal russa RIA Novosti .

O Comitê de Revisão de Conformidade Agência Mundial Antidoping (WADA) suspendeu o país por quatro anos após a comprovada adulteração de exames nos laboratórios de Moscou. Um das punições foi o banimento da bandeira russa nos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018. Quase 170 atletas participaram do evento integrando a equipe dos Atletas Olímpicos da Rússia.

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que nossa equipe esteja em Tóquio sob a bandeira russa", disse Pozdnyakov. O presidente criticou também a proposta de proibição de funcionários do Comitê Executivo do ROC e do Comitê Paralímpico Russo (RPC) em todos os principais eventos, classificando a ideia como "ilógica e inaceitável".

"É desconcertante aplicar sanções contra os líderes do ROC", disse Pozdnyakov, que estaria entre os suspenso caso a recomendação for aprovada. "Essas acusações são infundadas e tendenciosas. Eles são inaceitáveis ​​do ponto de vista jurídico e do ponto de vista da lógica elementar". Entretanto, o presidente se mostra otimista quanto a participação russa nos Jogos. "A equipe de jovens atletas russos participará deste torneio sem nenhuma restrição" comentou.

O Comitê Executivo da WADA se encontra em 9 de dezembro em Paris para a tomada de decisões. Nesse encontro, apena atletas que possam provar que não foram "implicados de maneira alguma pelo não cumprimento" serão elegíveis para competir. A Rússia ainda pode ter ser excluída da candidatura de receber as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2032 caso Agência Antidoping Russa (RUSADA) seja reprovada.

Foto: ROC

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes