Últimas Notícias

Esgrimista Bia Bulcão conquista o bronze no Torneio Satélite do México e volta a somar pontos no ranking mundial


A esgrimista Bia Bulcão fez uma grande participação no Torneio Satélite da Cidade do México, competição do Circuito Mundial de Esgrima. No final da noite deste domingo (29), ela conquistou a medalha de bronze na competição de florete feminino, perdendo a semifinal para a canadense Jessica Guo, por 15 a 14. Com o resultado, Bia somou mais dois pontos no ranking mundial, que é um dos critérios de classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

A medalhista pan-americana começou bem o torneio. Foi a primeira colocada da pule 5, batendo a norte-americana Grace Seal e as mexicanas Almudena Callejas, Mirza Panes, Victoria Oceguera e Frida Espinosa. Fechou com índice 19, sendo a quinta colocada geral nesta fase.

Na fase de 32, Bia passou por mais uma mexicana, Dulce Cuatecatl, com placar de 15 a 4. Nas oitavas de final, superou Alondra Rebolledo, mais uma atleta do México, repetindo também o placar. Nas quartas, foi a vez da taiwanesa Xiao-Qing Tsai. Bia chegou a estar perdendo por 11 a 9, quando faltavam apenas 30 segundos. Conseguiu o empate e a virada para 12 a 11, com apenas quatro segundos para o fim do combate.

Na semifinal, uma adversária de respeito. Jessica Guo foi vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos e está próxima de entrar no grupo das 16 melhores do mundo. A canadense chegou a 14 primeiro, mas Bia foi buscar o resultado e empatou, quando faltavam 30 segundos. Acabou perdendo no detalhe.

“Acho que a competição foi boa. Na pule, estava bem concentrada, para não perder nenhum combate e pegar uma chave mais fácil. Tive dois bons confrontos nas fases seguintes. Contra a menina de Taipei, consegui buscar o resultado. E, na semifinal, enfrentei a canadense, que está jogando muito bem, com resultados importantes no Circuito e uma prata nos Jogos Pan-Americanos. Iniciei muito bem, mas fiquei muito cansada, talvez por causa da altitude, após uma competição muito longa. Nesse combate, que exigiu maior resistência, pesou um pouco. Foi uma prova importante no sentido de superação”, detalha.

Bia ressaltou a importância de ter feito um grande confronto diante de uma das melhores atletas do mundo: “Se por um lado é ruim perder a chance de ir para a final, mas por outro lado é bom saber que fiz um jogo de igual para igual com a 17ª colocada do ranking. Posso jogar muito bem as Copas do Mundo, estou me sentindo preparada, confiante”. 

A esgrimista volta a atuar no próximo final de semana, quando disputa o Campeonato Brasileiro de Esgrima, em Curitiba (PR). Depois, inicia a preparação para os Jogos Mundiais Militares, que acontecem em outubro, na China.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar