Morre Chester Williams, primeiro negro campeão mundial de Rugby pela África do Sul


Único atleta negro da seleção da África do sul de rugby no campeonato mundial de 1995, disputado no país, Chester Williams faleceu na última sexta-feira (6) aos 49 anos, vítima de um enfarto fulminante na Cidade do Cabo (RSA)

Chester Williams foi o primeiro jogador negro a conquistar o título mundial pelos Springboks- apelido da seleção sul-africana- em 1995, e tornou-se um dos símbolos do término do regime do Apartheid, que com a conquista do título mundial ajudou na tentativa do presidente Nelson Mandela, de unir o país após anos de segregação racial- como retratado no filme 'Invictus' de 2009.

Chester jogou na seleção nacional entre 1993 e 2000, com 47 partidas e 27 tries marcados e em 1994, foi eleito o melhor jogador da África do Sul. Ele se aposentou em 2001, e chegou a ser treinador da seleção sul-africana de rugby sevens. Atualmente, ele trabalhava na Universidade da Cidade do Cabo.

Mark Alexander, presidente da federação sul-africana de Rugby, se pronunciou após a confirmação do falecimento de Chester: "A notícia da morte de Chester é devastadora e difícil de acreditar, já que ele era jovem e parecia em boa saúde. Chester foi um verdadeiro pioneiro no rúgbi sul-africano e suas atuações na Copa do Mundo em 1995 estarão para sempre gravadas nos corações e mentes de nossos fãs."

Chester Williams deixa esposa e três filhos.


foto: Reuters

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes