Últimas Notícias

Coluna Nihonde wa Surto - Qualquer coisa, a qualquer hora e praticamente em qualquer esquina


Por Luane Lima Magalhães

Já deu tempo de assistir alguma das séries japonesas que indiquei umas duas colunas atrás? Bem, se vocês assistiram alguma delas ou qualquer outra produção japonesa moderna com toda a certeza algum personagem fez compras em alguma konbini no meio da noite ou algo assim.

Emendar com ouro nossas cicatrizes é o que ensina o Kintsugi

Criados nos anos 60, os konbinis, são as lojas de conveniência do Japão que ficam abertas 24 horas por dia todos os dias do ano. To-dos. Tenho sonho de entrar em uma. Vou me sentir em um dorama (sim, sou dessas pessoas! rsrs). A loja é estilo Google, ou seja, tem tudo. Tudo mesmo. Tem comida pronta - os bentôs e onigiris! Hummm! - tem os famosos cup noodles que podem ser feitos e consumidos ali mesmo porque os estabelecimentos dispõe de jarras elétricas para aquecer a água. Também tem salgados, biscoitos, um mercadinho completo. Precisa de remédios simples como aspirina? Tem também. Precisa de uma cueca limpa? Tem konbini que oferece algumas peças de roupas como camisetas e roupas íntimas. Vai que aconteceu uma emergência, não é mesmo? Nunca se sabe. Uma cerveja, vinho ou saquê? Tem. Ice tea ou ice coffee? Aqui, senhor! Ah! é de um caderno ou uma pilha ou cabo de celular que você precisa? Temos também.

Muito além do paladar, no Japão se come com todos os sentidos

Os jovens formam boa parte do público dos konbinis e muitos deles vão atraídos pelos mangás vendidos nas lojas. Super normal ver uma galera envolta da gôndola dos mangás lendo em pé, ali mesmo, os livrinhos. Também são os jovens o maior número de trabalhadores nos konbinis. Estima-se que existam hoje cerca de 50 mil konbinis instalados no Japão e eles provem empregos de meio período - baitos - para jovens e estudantes.

Essa maravilha chamada konbini ainda oferece outros serviços como correios (para cartas e encomendas) e o Takyubin que vem a ser um serviço barato para enviar encomendas dentro do Japão. Sem contar, os caixas eletrônicos do tipo que integram vários bancos e também serviços de xerox e pagamento de contas.

Se forem ao Japão para as Olimpíadas ou em qualquer época, os konbinis, com certeza, serão de grande ajuda. Então, saiba que está salvo quando topar com alguma dessas marcas Seven Eleven, Lawson, Family Mart, Circle K, Sunkus, Ministop, AM PM, Save on, Daily Yamazaki, Coco, Heart in, Seicomart e Spar entre outras. 


foto: divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar