Últimas Notícias

Tóquio 2020 estabelece política antitabagismo em todos os locais olímpicos e paraolímpicos


Tóquio ainda é o paraíso dos fumantes. Apesar das leis mais duras promulgadas no ano passado, os fumantes podem acender seus cigarros em vários restaurantes e bares. A publicidade ao tabaco é permitida na televisão, os maços de cigarros não contêm avisos gráficos de saúde e o tabaco é barato em comparação com outras grandes cidades.

No entanto, as regras antitabagismo nas Olimpíadas de Tóquio foram endurecidas.

Os organizadores anunciaram na quinta-feira (28) uma proibição rigorosa de todos os produtos de tabaco. O ato de fumar será proibido em qualquer espaço olímpico ou paraolímpico interno ou ao ar livre.

Os organizadores dizem que a proibição é mais rígida do que os regulamentos das duas últimas Olimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro.

"Tóquio 2020 pretende deixar um legado de melhoria da saúde para o município em geral", disseram os organizadores em um comunicado.

A legislatura nacional do Japão aprovou no ano passado a proibição de fumar dentro de instalações públicas, mas a medida é vista como fraca e exclui muitos bares e restaurantes.

O governo da cidade de Tóquio promulgou separadamente regras mais rígidas no ano passado para proteger o fumante passivo. Todas as cláusulas entram em vigor durante a corrida para as Olimpíadas.

Fumar é ainda permitido em pequenos restaurantes e bares. Eles compõem metade dos estabelecimentos japoneses, onde é comum ver um cliente comendo com hashi em uma mão e um cigarro na outra.

"O tabagismo passivo tem sido uma preocupação", disse Keiko Nakayama, funcionário da área de saúde do governo da cidade de Tóquio. "Gostaríamos de pressionar por aprovar mais medidas anti-tabagismo para que as pessoas permaneçam saudáveis ​​por mais tempo".

O comunicado disse que a política antifumo da cidade será revista em cinco anos. Mas mais regulamentação sempre enfrentará forte oposição, apesar do fato de que o tabagismo tenha diminuído nos últimos anos.

O governo japonês tem uma grande participação no tabaco. É dono de um terço das ações e é o maior investidor na principal empresa de cigarros, a Japan Tobacco Inc. A indústria era um monopólio do governo até 1985 e é uma enorme fonte de receita tributária.

Fumar é barato no Japão em comparação com outros países desenvolvidos. Um pacote de cigarros Marlboro custa cerca de US $5. Em Londres e Nova York são cerca de US$ 14 e, em Sydney, US$ 20.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde para 2015, 32,7% dos homens japoneses fumam, em comparação com 24,4 nos Estados Unidos. Os números mais altos foram Timor Leste (78,0) e Indonésia (74,9), e os dois mais baixos foram na África: Etiópia (7,6) e Gana (7,1). No Brasil, cerca de 10% da população é fumante.

Foto:Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar