Últimas Notícias

Faltando 2 anos para Tóquio 2020, CPB divulga meta de atletas e medalhas para os Jogos Paralímpicos

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 serão abertos oficialmente daqui a dois anos. Do dia 25 de agosto a 6 de setembro de 2020, uma delegação brasileira composta por cerca de 240 atletas disputará na capital japonesa a maior competição do Movimento Paralímpico mundial. Isto representa 5% do total de participantes do evento, que contará com 4.400 competidores de todo o mundo.

Quinhentos e trinta e sete eventos terão medalhas em jogo, e os nossos representantes têm como meta principal consolidar-se entre as dez principais potências do esporte adaptado. A meta estipulada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, divulgada em planejamento estratégico em julho, é conquistar de 60 a 75 medalhas. 

"O marco de dois anos para os Jogos de Tóquio 2020 é importante, uma vez que estamos no ponto médio da trajetória rumo ao nosso objetivo principal. É um referencial relevante para medirmos onde estamos em comparação com o restante do planeta. Pela primeira vez, poderemos aproveitar integralmente dentro de um ciclo paralímpico os benefícios da preparação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, que nos põe estruturalmente em pé de igualdade com nossos maiores rivais", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

Nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, a delegação brasileira ficou com a oitava posição no quadro-geral de medalhas. Foram 72 conquistas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Com vaga garantida em todas as modalidades por ser o país-sede, o Brasil foi representado por 288 atletas - o maior time que já levou a uma edição dos Jogos. Para Tóquio, contudo, será necessário carimbar o passaporte disputando as principais competições internacionais.

Um marco importante nesta trajetória rumo ao Japão serão os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, cuja abertura será em 23 de agosto de 2019. Quinze modalidades distribuem no evento continental vagas para os Jogos Paralímpicos do ano seguinte. 

O Brasil já conta com três equipes classificadas para os Jogos de Tóquio 2020. Atual tetracampeão paralímpico, o futebol de 5 (para cegos) qualificou-se ao conquistar o ouro no Mundial da modalidade, em junho, na Espanha. Os times masculino e feminino de goalball também carimbaram seus respectivos passaportes rumo ao Japão, ao subirem ao pódio no Mundial da Suécia, também em junho. 

A décima sexta edição dos Jogos Paralímpicos contará com a inclusão de duas novas modalidades. Badminton e taekwondo farão suas estreias no programa paralímpico, num total de 20 novos eventos – futebol de 7 (para paralisados cerebrais) e vela, foram excluídos do programa. 

A melhor participação do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos ocorreu em Londres 2012, quando terminou no sétimo lugar, com 43 medalhas, 21 das quais de ouro.

Foto; Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar