Últimas Notícias

한국에 오신 것을 환영합니다 - Conhecendo Seul, a capital da Coreia do Sul

Por Juliana Trombini

Mesmo a sede das Olimpíadas de inverno ser em PyeongChang, a 10ª cidade mais procurada e visitada do mundo receberá muito mais que os estimados 12 milhões de turistas anuais em 2018. Para um destino tão popular, Seul possui singularidades e atrativos únicos, até mesmo dentre os países asiáticos. 

 A capital sul-coreana, Seul, consegue mesclar com muita classe a tradição do país com a modernidade. A cidade é totalmente moldada com tecnologia de ponta e internet de altíssima qualidade. Para comparação, o Brasil fechou 2016 na 85ª posição no ranking mundial de velocidade de internet, com 6,4 Mbps. A região metropolitana de Seul está na primeira posição, com 26,1 Mbps, sendo que a média mundial é de 7 Mbps. Acesso à internet é algo levado muito a sério.

A cidade de São Paulo é popularmente conhecida como a cidade que não dorme, devido a alta quantidade de atividades que se encerram após as 22h. Mas em Seul, isto vai além. A maioria dos estabelecimentos funciona até de madrugada e boa parte não fecha. E não são apenas bares e baladas. É possível encontrar salões de cabeleireiro atendendo às 3h da manhã e shoppings com todas as lojas abertas após meia noite, sem contar os barzinhos que já são tradicionais em fechar quando o sol está nascendo. Entretenimento a qualquer horário é uma das marcas registradas 

Um dos rios mais poluídos do mundo e o mais poluído do continente asiático era o Han, responsável por cortar a cidade de Seul. O avanço industrial e tecnológico desenfreado traz consigo sérias consequências ao meio e esta foi a causa da poluição do quarto maior rio da Coreia. Depois de muitos projetos e um trabalho árduo, o rio foi totalmente despoluído e hoje é o responsável por abastecer a população local, além de possuir diversas áreas de lazer e entretenimento sustentável em sua margem.


O cantor sul coreano Psy que estourou no mundo com a música Gangnam Style estava falando sobre um local de Seul. Gangam é um bairro em que as principais multinacionais, empresas financeiras e comércio de altíssimo luxo estão localizadas, fazendo o endereço ser conhecido como a área mais nobre e rica da cidade. Então o Gangnam Style refere-se ao estilo luxuoso e classe alta de um coreano.

Ao todo, são 25 milhões de pessoas que moram na região metropolitana de Seul, que engloba 29 cidades. Poucas metrópoles conseguem bater este número. Outro recorde da capital é referente a rota aérea. Mais de 10 milhões de passageiros realizam a linha Seul-Jeju, localizada ao sul da península coreana, a cidade é o destino da maioria da população durante o verão. Não há outra rota que receba tantos passageiros como está. 

Seul também é a capital da estética, beleza e cosméticos. São inúmeros anúncios e propagandas de cosméticos e cirurgias plásticas. A cada cinco mulheres, uma já realizou algum procedimento cirúrgico estético. Geralmente as jovens são presenteadas pelos familiares ao completarem 17 anos. Mas não são apenas as mulheres a utilizarem esses produtos. Os homens também consomem cremes e maquiagem, sem qualquer discriminação. A beleza é algo de extrema importância para os coreanos. Porém,desodorante não é algo que eles costumam utilizar.São raras as lojas que vendem e os valores são exorbitantes.

Mas não é só de coisas boas que Seul é feita. Uma grande metrópole sofre com problemas de superlotação e isso é facilmente visível nas ruas. O congestionamento é muito intenso e diversas ruas não possuem calçadas, os pedestres dividem o mesmo espaço com motos, carros e ônibus. Além disso,mesmo em vias com calçadas, é possível ser atropelado por motos, que as utilizam para cortar caminho. A desculpa, que se tornou o senso comum local, é que as entregas delivery precisam ser realizadas com urgência, pois depois de um prazo, se a encomenda não chegar, o cliente não precisa pagar pelo que pediu. 

Os idosos possuem um “passe livre” para fazerem o que quiserem. Eles podem gritar, xingar, empurrar sem serem julgados. A cultura de respeito ao mais velho é levada bem a sério. Isso não significa que todos os idosos usam deste privilégio, mas é comum encontrar idosos reclamando e falando alto em lugares públicos como lojas e metros. Sobre empurrões, devido ao pouco espaço que os pedestres possuem nas ruas, essa é uma prática comum para conseguir um espaço entre os veículos.

Apesar de toda a modernidade,Seul ainda conserva seu rico passado. A capital é o lar de cinco palácios das antigas dinastias. Gyeongbokgung (Palácio do Norte) é o maior deles e considerado o mais bonito. Além disso, a cidade preserva vilarejos de hanok, residências tradicionais coreanas. Esses locais viraram atualmente centros culturais, restaurantes e pousadas. 

Seul, além de populosa, possui uma riqueza cultural absurda. Tudo é muito grande e intenso por lá. Por isso sempre recebe milhões de turistas anualmente e receberá cada vez mais.

2 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar