Vitor Thiofilo foi campeão sub-15 no individual e nas duplas / Mauricio Val/Fvimagem.com/CBTM |
No último dia do WTT Youth Contender Monteria 2025, torneio de tênis de mesa sub-19 realizado em Monteria, na Colômbia, tivemos as categorias sub-19, sub-15 e sub-11 definindo seus campeões. Anteriormente o Brasil havia conquistado o título nas duplas mistas sub-15 com Vitor Thiofilo/Maiara Agnone. Relembre.
No sub-19 masculino, pelos 16-avos de final, Felipe Faustino derrotou ao porto-riquenho Chrisnomar Aviles por 3-1; Felipe Doti ao equatoriano Henry Ibarra por 3-0; Lucas Romanski ao colombiano Daniel Cruz por 3-1 e Hamilton Yamane aplicou 3-0 no também equatoriano Joshua Robayo.
Nas oitavas, Felipe Faustino começou bem, mas tomou a virada do equatoriano Cesar Revelo. O jogo foi 3-2. Demais brasileiros ganharam por 3-0. Felipe Doti ao argentino Franco Varela, Lucas Romanski ao venezuelano Carlos Rios e Hamilton Yamane ao também argentino Nicolas Callaba.
Nas quartas, Lucas Romanski superou ao colombiano Sebastian Bedoya por 3-1 e Felipe Doti perdeu para o porto-riquenho Steven Moreno por 3-2. Além disso, outro porto-riquenho, desta vez Enrique Rios, eliminou à Hamilton Yamane também por 3-2. Enrique eliminaria mais tarde à Lucas Romanski pelo mesmo placar na semifinal.
O campeão da categoria foi o colombiano Emanuel Otalvaro ao vencer a Enrique Rios de virada por 3-1 na final para a festa da torcida.
No sub-19 feminino, pelos 16-avos de final, Abigail Menezes superou a colombiana Luciana Cadavid por 3-1 e Julia Hatakeyama a costa-riquenha Victoria Castro Salas por 3-2.
Nas oitavas, as brasileiras Beatriz Fiore e Julia Hatakeyama mediram forças. Melhor para Beatriz que venceu sua compatriota por 3-1. Abigail Menezes foi derrotada pela porto-riquenha Edmarie Leon por 3-0 e Karina Shiray (também chamada de Karina Senaga) passou pela colombiana Mariana Ruiz Salazar por 3-1.
Nas quartas de final, Beatriz Fiore venceu a estadunidense Tashiya Piyadasa por 3-2 e Karina Shiray perdeu para a equatoriana Angelica Arellano por 3-1. Na semifinal, no entanto, Beatriz caiu para a porto-riquenha Edmarie Leon por 3-1. Edmarie viria a ficar com o título ao bater a venezuelana Dakota Ferrer por 3-2 na final.
No sub-15 masculino, pelos 16-avos de final, Vitor Thiofilo ganhou do peruano Sebastian Uribe por 3-0. Pelo mesmo placar Leandro Ferreira passou pelo colombiano Alejandro Morales e Vinicius Rech pelo chileno Agustin Acuna.
Nas oitavas, Vitor Thiofilo venceu ao equatoriano Boris Villavicencio por 3-0, mesmo placar que Leandro Ferreira aplicou no colombiano Martin Badel. Vinicius Rech lutou bravamente, mas foi derrotado pelo porto-riquenho Matthew Cao por 3-2.
Nas quartas, Vitor Thiofilo triunfou sobre Mateo Carranza, da Argentina, por 3-0. Já Leandro Ferreira teve um jogo mais acirrado com o colombiano Juan Sanchez, mas o brasileiro o venceu por 3-2 e também avançou na competição.
Nas semifinais, Vitor Thiofilo despachou ao costa-riquenho Lucca Lobo por 3-1 e Leandro Ferreira foi superior ao porto-riquenho Matthew Cao, garantindo assim a final 100% brasileira.
Na final, Leandro ganhou o primeiro set por 11/7, mas a partir daí só deu Vitor, que ganhou os três sets seguintes por 11/5, 11/9 e 16/14, respectivamente, e com o placar de 3-1, levou o título.
No sub-15 feminino, pelos 16-avos de final, Luiza Fontanive triunfou sobre a colombiana Mariana Cuello por 3-0.
Nas oitavas, Maiara Agnone eliminou à chilena Antonia Cariaga com vitória por 3-0 e Luiza Fontanive perdeu para a venezuelana Paola Zerpa por 3-2.
Nas quartas, Maiara Agnone passou pela equatoriana Karolayn Maldonado por 3-2 em jogo difícil. Na fase seguinte, a semifinal, Maiara derrotou a chilena Catalina Ramirez pelo mesmo placar em mais um jogo acirrado e carimbou sua vaga na final.
Na final, Maiara Agnone até lutou, mas a taiwanesa Lin Wan-Rong está um nível acima de todas as rivais. A taiwanesa já havia sido campeã no sub-17 e conseguiu o feito também no sub-15, com placar de 3-0 e parciais de 11/7, 11/7 e 11/4. Durante todo o torneio, Lin só perdeu um único set.
No sub-11 o Brasil não teve representantes. O campeão masculino foi o cubano Yaucel Alvarez ao vencer o anfitrião Juan Echavarria por 3-2 em uma disputada final. Já no feminino foi a colombiana Sara Chamorro em vitória sobre a venezuelana Loriadni Pineda por 3-1.
Ao fim da competição, o Brasil mostrou muita consistência chegando às semifinais em quase todas as categorias que disputou, com a única exceção sendo o sub-17 feminino. O país comemorou os títulos no sub-13 feminino com Luiza Fontanive, no sub-15 duplas mistas com Vitor Thiofilo/Maiara Agnone e no sub-15 masculino com Vitor Thiofilo novamente. Ao todo ganhamos 3 ouros, 4 pratas e 4 bronzes.
0 Comentários