![]() |
Foto: AFLO/JOC |
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que o Japão é "muito bem-vindo" para se candidatar a outros Jogos Olímpicos de Verão ou de Inverno, assim que questões como a corrupção em torno da realização de eventos anteriores forem resolvidas.
Bach esteve no país asiático para receber a Ordem do Sol Nascente, em virtude da realização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
Sapporo desistiu de sua candidatura para os Jogos de Inverno de 2030 em outubro de 2023, após escândalos de fraude e suborno ligados aos Jogos de Tóquio de 2020, que foram adiados por um ano devido à pandemia de COVID-19, com a cidade do norte do país posteriormente incapaz de convencer o público cético dos méritos da candidatura.
"(Uma futura candidatura para sediar é bem-vinda) se pudermos ter certeza, do lado do COI, de que essas práticas comerciais japonesas, esse tipo de corrupção, acabaram e foram resolvidas", disse Bach, que se tornará presidente honorário vitalício do COI em junho, em entrevista ao site japonês Kyodo News.
"Entendemos o que aconteceu no Japão por causa das práticas comerciais de alguns empresários japoneses... Também esperamos que isso leve a um esclarecimento e à adaptação das práticas comerciais japonesas."
Bach afirmou que o Japão continua sendo uma presença importante no movimento olímpico, destacando seu papel contínuo como anfitrião de vários torneios internacionais em diversos esportes, incluindo os Jogos Asiáticos do próximo ano, bem como o sucesso de seus atletas, que conquistaram seu recorde internacional de 20 medalhas de ouro e 45 no geral nos Jogos de Paris no último verão.
Bach, que lidera o COI desde 2013, disse acreditar que todas as partes envolvidas reconheceram que suas decisões durante um período tumultuado, marcado por escândalos de doping, uma pandemia e conflitos internacionais, foram tomadas com boas intenções.
"Eu pude ajudar o movimento olímpico a superar tantos desafios e, ao mesmo tempo, tornar possível que os atletas sediassem os Jogos Olímpicos", disse ele. "Eu estava na posição que se precisa estar como presidente do COI."
"Às vezes, eu era um pouco duro ou duro demais com um ou outro, porque eu queria muito chegar lá e estava exigindo muito... (mas) eles sempre perceberam que isso foi feito com boas intenções e para cumprir a missão do COI."
Acolhendo a ideia do Japão se candidatar para sediar os novos Jogos Olímpicos de eSports, Bach disse que o ponto alto de sua gestão veio após a cerimônia de encerramento na capital francesa, quando ele percebeu que a Agenda Olímpica havia sido cumprida com a realização de jogos "sustentáveis, urbanos, jovens e alegres".
0 Comentários