![]() |
Foto: Demir S. Durak/EJU |
A nova geração do judô brasileiro brilhou na Copa Europeia Júnior de Istambul, na Turquia, e faturou dez medalhas — resultado que colocou o Brasil no topo do quadro geral de países, à frente de potências como Japão e França. Neste fim de semana, mais de 500 atletas de 31 nações participaram da etapa, que faz parte do calendário internacional IJF e é preparatória para o Mundial da classe, programado para o segundo semestre do ano.
No primeiro dia de competição, no sábado (03), a Seleção Brasileira de Judô entrou no tatame com 18 atletas e teve o saldo de sete medalhas.
No feminino, as finais das categorias meio-médio e médio foram 100% brasileiras. Carolina Machado (63kg) e Maria Eduarda Oliveira (70kg) sagraram-se campeãs, enquanto Ana Beatriz Feitosa (63kg) e Carolina Marcon (70kg) ficaram com a prata.
Além das finais, o Brasil colocou mais cinco atletas nas disputas de bronze, e três deles saíram vitoriosos: Bruno Nóbrega (66kg), Dandara Camilo (78kg) e Ana Gabrielle Soares (+78kg). Já Eduarda Bastos (63kg) e Evellyn Pereira (+78kg) levaram a pior em suas lutas e terminaram a competição em quinto lugar.
Enquanto isso, no segundo dia de disputas, o Brasil teve mais 17 judocas em ação e outras três medalhas, com a prata de Nicole Marques (52kg), e os bronzes de Matheus Guimarães (100kg) e Gabriel dos Santos (+100kg).
A campanha deu ao país o título de campeão geral da etapa. O Uzbequistão ficou em segundo lugar, com dois ouros, uma prata e um bronze; o Japão em terceiro, com também dois ouros, uma prata e um bronze; o Azerbaijão em quarto, com dois ouros e cinco bronzes; e, completando o top 5, a França, com um ouro, três pratas e cinco bronzes.
Com o término da competição, a delegação brasileira composta por 35 atletas ainda permanecerá por mais alguns dias na Turquia, para um treinamento de campo.
Confira a lista dos medalhistas brasileiros na Copa Europeia Júnior de Istambul 2025:
OURO
63kg — Carolina Machado (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
70kg — Maria Eduarda Oliveira (Dojokan-PB/FEPAJU)
PRATA
52kg — Nicole Marques (Espaço Marques-DF/FEMEJU)
63kg — Ana Beatriz Feitosa (Minas Tênis Clube-MG/FMJ)
70kg — Carolina Marcon (Sogipa-RS/FGJ)
BRONZE
66kg — Bruno Nóbrega (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
100kg — Matheus Guimarães (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
+100kg — Gabriel dos Santos (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
78kg — Dandara Camilo (S.E. Palmeiras-SP/FPJ)
+78kg — Ana Gabrielle Soares (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
0 Comentários