![]() |
Foto: Divulgação/WBPSA |
A esperança da sinuca de ser incluído nas Olimpíadas de Brisbane de 2032 é realista e será reforçada pelo crescente poder da China no esporte, de acordo com um dos idealizadores da candidatura.
Zhao Xintong se tornou o primeiro campeão mundial chinês ao derrotar Mark Williams na final na segunda-feira, um momento decisivo para um país onde o snooker, nome em que é conhecido internacionalmente, cresceu em popularidade.
"Realisticamente, a Austrália é um alvo", disse Jason Ferguson, presidente da Associação Mundial de Bilhar e Sinuca Profissional (WPBSA), à emissora BBC na quarta-feira.
"Estamos conversando com todos os órgãos multiesportivos. Há muita política envolvida, mas, considerando o tamanho do snooker e a importância da China para o COI (Comitê Olímpico Internacional), alguém precisa analisar isso e dizer 'agora é a vez da sinuca '."
A Sinuca não conseguiu ser incluído nas Olimpíadas de Tóquio e Paris, mas o crescente alcance global do esporte, especialmente na Ásia, pode torná-lo mais atraente para o COI.
Ferguson não tem dúvidas de que o triunfo de Zhao, de 28 anos, em Sheffield esta semana impulsionará ainda mais o crescimento do esporte na China.
"Este é um dos maiores eventos que o snooker já viu", disse ele. "Na China ele é tratado como qualquer esporte nacional. Ver um campeão mundial retornar à China como um herói nacional realmente vai levar o esporte a outro patamar."
0 Comentários