![]() |
Hedgard Moraes/MTC |
*Com Marcos Antonio e Natália Oliveira
Marquinhos se despediu das quadras com a derrota da sua equipe, o Vasco para o Minas na última quarta (14) no NBB. O agora ex-atleta, próximo de completar 41 anos, não conteve a emoção com as homenagens recebidas após o jogo, onde a liga exaltou o jogador, que foi hexacampeão e segundo maior pontuador da história com 9202 pontos. Em entrevistas após o jogo aos jornalistas presentes, ele revelou que as dores acabaram o obrigando a encerrar a carreira:
"Anunciei essa despedida em outubro de 2024, as condições eram totalmente favoráveis, venho sofrendo a temporada toda com hérnia de disco, dor no joelho. Venho em constante conversas com meu médico para me colocar em ritmo de jogo, ainda consegui dar uma subida nos playoffs, hoje posso dizer que foi o último jogo. Se o telefone tocar de uma maneira diferente (tratamento médico), posso repensar, mas não espero isso. Fisicamente, venho sofrendo muito, é muito difícil acordar, tirar o pé da cama e ter dores. Quem jogou sabe o quanto é difícil"
Marquinhos, que jogou pelo COC/ Ribeirão Preto, Vasco (duas vezes), Corinthians, Pinheiros, Flamengo e São Paulo, além de passagens pelo basquete italiano e NBA, fez um balanço da sua carreira ao Surto olímpico: "Consegui muitas coisas na carreira, o basquete me proporcionou muitas coisas, sofri com muitas lesões, mas tive muito mais alegrias do que tristezas. E hoje (quarta-feira) encero a carreira em uma arena tão especial como a do Minas, onde sempre vim jogar e recebi muito carinho mesmo sendo adversário, então só tenho a agradecer pelo o que o basquete me deu"
Marquinhos também avaliou o seu legado nas quadras na entrevista para os jornalistas após o jogo: " Acho que meu legado em quadra é brigar com os companheiros, com o árbitro, gritar com todo mundo para poder tirar aquele gás de onde não dá. As pessoas podem falar, 'Ah o Marquinhos sempre foi talentoso, mas na verdade eu treinei muito, me dediquei muito para aprimorar meus movimentos, de aprender com o jogo ano após ano, esse vai ser o meu legado"
Planos para o futuro pós carreira? Marquinhos quer se livrar das dores e virar surfista amador: " Quero Ir no Arpoador (praia do Rio de Janeiro) , surfar, curtir a vida, sentir menos dor, corrigir minhas dores e aproveitar essa nova vida que tá começando agora" disse Marquinhos, que acrescentou as semelhanças entre o surfe e o basquete:
" Basquete e Surfe são parecidos, são modalidades que as coisas mudam muito rápido. Eu aprendi com o surfe a saber esperar pelo momento certo pra poder pegar minha marolinha, pq eu não pego onda ainda. Mas agora eu fazer minhas aulas, vou ficar craque e fazer minhas próprias trips por aí... Vou me aventurar, curtir a vida" concluiu
0 Comentários