![]() |
Cait Miers/World Surf League |
As rodadas de repescagem e 32 avos, realizadas na madrugada desta terça-feira (20), causaram a eliminação de quatro surfistas brasileiros do restante da temporada. Ian Gouveia, Samuel Pupo, Edgard Groggia e Deivid Silva não avançaram o suficiente em Margaret River e fecharam a primeira parte do CT abaixo da 22º colocação. Assim, os atletas são "rebaixados" para o Challenger Series, segunda divisão do circuito mundial.
Dois surfistas foram eliminados ainda na repescagem, Alejo Muniz caiu em bateria forte contra o havaiano Ian Gentil e o local Mikey McDonagh, sendo o único dos três a não passar dos dez pontos. Na bateria 4, Deivid Silva (DVD) e Edgard Groggia disputaram duas vagas junto ao estadunidense Crosby Colapinto. Sem onda acima dos cinco pontos, Deivid foi eliminado com 8.93, enquanto Groggia avançou com 9.50.
Os dois brasileiros eliminados vivem cenários diferentes, Deivid fechou o ano como 29º e não compete mais na temporada, já Alejo é o 21º e torce contra Crosby Colapinto e Jackson Bunch para se manter entre os 22 melhores nas primeiras sete etapas. Já na fase de 32 avos, três surfistas caíram na abertura do mata-mata e também foram cortados: Ian Gouveia (27º), Edgard Groggia (33º) e Samuel Pupo (28º).
A "brazilian storm" segue com seis atletas na briga pelo próximo objetivo, o top-5 geral e a disputa do título no WSL Finals em Cloudbreak, Fiji. Precisando de resultados fortes para subir na tabela, João Chianca alcançou as oitavas de final ao superar o sul-africano Matthew McGillivray ao somar 13.93 contra 10.87. A vitória fez chumbinho pular de 21º, duas abaixo do corte de temporada, para 17º, assegurando o brasileiro.
Rimou 😅
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) May 20, 2025
8.73 para ele vencer a bateria e seguir vivíssimo na competição! ✍️
🌊 Western Australia Margaret River Pro
🗓️ 16 a 27 de maio
📺 Assista ao vivo em nosso site ou canal oficial do youtube#WSLBrasil pic.twitter.com/rcPUpAenX8
Em grande fase, Miguel Pupo precisou de duas ondas para superar o australiano George Pittar (15.27 x 11.83) e chegar às oitavas. O brasileiro estava atrás até a parte final da bateria, quando achou onda de 7.27 para tomar a liderança. Pupo é o nono colocado no ranking e segue na busca pelo top-5. Os favoritos Ítalo Ferreira, Yago Dora e Filipe Toledo foram derrotados na rodada de 32 por surfistas ranqueados fora dos 22 primeiros.
Yago abriu o mata-mata enfrentando o australiano convidado Mikey McDonagh em bateria dura. O local não superou o 7.67 de Dora, mas anotou 6.17 e 6.60 para ir a 12.77, já Yago apenas achou um 3.63 e não conseguiu virar o placar.
Ítalo caiu pela terceira etapa seguida - todas na Austrália - na rodada de 32 avos, dessa vez o líder do ranking foi superado pelo local Jacob Wilcox. O brasileiro anotou 12.87 e viu o rival surfar onde de 8.33 e 6.67, indo a 15.00 para vencer a bateria com sobra.
Campeão em Gold Coast, na semana passada, Filipe Toledo e o havaiano Jackson Bunch encontraram condições ruins para surfe e não acharam pontuações altas. O brasileiro somou 7.56 e o rival vitorioso, 9.13. Nas oitavas, Miguel Pupo enfrenta o italiano Leonardo Fioravanti e o Chianca busca vaga nas quartas contra Jacob Wilcox.
0 Comentários