A delegação brasileira fechou a campanha no Grand Slam de Astana de judô, no Casaquistão, com a medalha de bronze de Beatriz Freitas, na categoria -78kg, nesse domingo (11). Beatriz Souza e Marcelo Fronckowiak chegaram a disputar medalhas, mas foram derrotados nas lutas decisivas. O Brasil conclui a participação com seis bronzes, todos em chaves femininas.
![]() |
Foto: Kulumbegashvili Tamara |
O Grand Slam de Astana é o último grande torneio antes do Mundial, a ser realizado em junho. O Brasil fez campanha sólida e conquistou medalhas em seis das oito categorias femininas que disputou. Entre os homens, a melhor campanha foi de Marcelo Fronckowiak com o quinto lugar.
A judoca Beatriz Freitas (-78kg) buscou o bronze com vitórias nas oitavas e quartas, já na semifinal a brasileira sofreu ippon para a sul-coreana Minju Kim. Classificada à disputa de terceiro lugar, Freitas venceu a francesa Liz Nglebeya por ippon, após já ter aberto vantagem com waza-ari, e subiu ao pódio em Astana. Na mesma chave, Karol Gimenez caiu nas quartas para a japonesa Mao Izumi, que anotou yuko único para avançar de fase.
Dois judocas disputaram a chave -90kg, Marcelo Fronckowiak caiu na semifinal para o atleta neutro Mikhail Igolnov e, em seguida, na disputa do bronze para o tcheco Adam Kopecky. Ambas as derrotas foram por waza-ari. Kopecky já havia eliminado o brasileiro Giovanni Ferreira nas oitavas. Na categoria +100kg, Rafael Buzacarini caiu para favorito japonês na estreia.
Se preparando para o Mundial após o ouro olímpico, Beatriz Souza (+78kg) foi derrotada na disputa de bronze para a japonesa Ruri Takahashi por ippon. Anteriormente, a judoca brasileira havia caído à repescagem após ser superada por chinesa. A brasileira será uma das favoritas para o título mundial, daqui a menos de um mês.
Cinco medalhas
O Brasil fecha a campanha em Casaquistão com cinco bronzes: Natasha Ferreira, Jéssica Pereira, Shirlen Nascimento, Rafaela Silva, Luana Carvalho e Beatriz Freitas. Beatriz Souza foi quinta colocada e Karol Gimenez, sétima. Nos homens, Marcelo Fronckowiak foi quinto e Chrystian Silva sétimo. Os demais judocas brasileiros ficaram acima das sete primeiras posições.
0 Comentários