A Confederação Brasileira de Skate (CBSK) anunciou, nesta terça-feira (01), as datas e locais das seletivas nacionais para complementação das seleções brasileiras de street e park. Os eventos vão ser realizados no Rio de Janeiro e Curitiba, com duração de cinco dias e simulados de treinamento e competições. Ao todo, o órgão convocou 49 nomes para a seletiva e vai selecionar os 16 melhores - 4 por categoria - para se juntarem aos 18 previamente alocados na equipe nacional.
Nesta semana, até o dia 5 de abril, a Praça Duó, no Rio de Janeiro, vai receber o camping de street com 22 nomes. Já no final do mês, entre 22 e 26 de abril, o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8) do Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba-PR, vai ser a sede do park, com 27 nomes.
O Rio de Janeiro vai receber a missão de renovar a seleção brasileira de street, que já conta a multicampeã Rayssa Leal, as veteranas Pâmela Rosa e Gabi Mazetto, os paulistas Kelvin Hoefler e Giovanni Vianna e o distritense Felipe Gustavo. Os seis nomes vão ser acompanhados por 8 adições após a seletiva.
Na pista que simula praças e ruas, com corrimões e obstáculos, Rayssa Leal e Giovanni Vianna são as principais chances de títulos e medalhas do Brasil. No entanto, falta competitividade interna e renovação, algo que esse espaço na Praça Duó, que recebeu o lançamento do STU Pro Tour, ano passado, vai precisar superar e abrir novos caminhos na modalidade.
O Park, por outro lado, vai utilizar a estrutura do CNSK8 para selecionar os oito nomes para a seleção nacional. Na última sexta (29), a CBSK anunciou 12 nomes, com os campeões mundiais Raicca Ventura e Augusto Akio, o japinha, entre os convocados.
Em ascensão, o park vai contar com as presenças de Gui Khury, campeão mundial de vert em 2024 e do STU Pro Tour park e vert, em Porto Alegre-RS, Sofia Godoy e André Mariano, entre os 27 selecionados para a seletiva. A pista tem alta competição interna e demanda por resultados, portanto cabe a CBSK pavimentar novos nomes para continuar a expandir a força da modalidade nacionalmente.
A CBSK comunicou, em nota oficial, os critérios de seleção para as seletivas de RJ e PR:
"Os skatistas foram convidados para as seletivas com base em uma análise ampla da comissão técnica, buscando oferecer um caminho de entrada na Seleção aos atletas que não estão entre os top 30 ou que ainda não figuram no ranking mundial. No Street, serão 22 skatistas — 11 no masculino e 11 no feminino. No Park, a seletiva contará com 27 skatistas — 15 no masculino e 12 no feminino. A relação é formada por nomes que já integraram a Seleção, skatistas que já fizeram ou fazem parte da Seleção Júnior e outros talentos da nova geração."
O Presidente da CBSK, Eduardo Dias, destacou como será a seletiva, "as seletivas têm como objetivo abrir espaço para que ainda mais nomes possam participar e ter acesso ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBSk. Vamos ter sessões de treinamento e simulados de competição. Mas vai ser sobretudo um período de convivência e avaliação de uma série de fatores, não apenas o desempenho. Convidamos desde skatistas da nova geração, inclusive da Seleção Júnior, até nomes já consolidados e que inclusive já integraram a Seleção."
Confira os nomes selecionados por categoria:
Street
Masculino
Eduardo Neves
Filipe Mota
Gabryel Aguilar
Ismael Henrique
Ivan Monteiro
João Lucas Alves
Lucas Rabelo
Matheus Mendes
Sebastian Simonetto
Wacson Mass
Wallace Gabriel
Feminino
Bia Godoi
Carla Karolina
Daniela Vitória
Duda Oliveira
Duda Ribeiro
Isabelly Ávila
Kemily Suiara
Manuella Moretti
Maria Almeida
Maria Lúcia Rocha
Rafaela Murbach
Park
Masculino
Andre Mariano
Dan Sabino
Diego Takahashi
Gui Khury
Gustavo Picaski
Hugo Montezuma
Ian Poletto
Mateus Guerreiro
Murilo Peres
Pedro Vita
Pietro Nunes
Vicente Rigobello
Victor Ikeda
Vinicius Kothe
Weslley Alves Moskito
Feminino
Alice Lisboa
Alice Nassi
Clara Lua do Rosário
Fernanda Galdino
Flavia Tsuki Haraguchi
Helena Laurino
India Chabbert
Lua Vicente
Manuela Tomitake
Mirella Hoshi Haraguchi
Sofia Curi
Sofia Godoy
Comissão Técnica da CBSk
Eduardo Dias - presidente da CBSk - apoio técnico
Aline Dantas - vice-presidente da CBSk - chefe de equipe
Bernardo Villano - gerente de Seleções - coordenador de logística
Rogério Manosa - Mancha - consultor técnico da Seleção Brasileira Principal de Street
Fábio Castilho - consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street
Julio Gentil da Cruz - Detefon - coordenador técnico das Seleções Brasileiras de Park e Street
Alison Paz - fisioterapeuta
Ana Cláudia Rodrigues - assessora técnica - staff técnico
0 Comentários