Últimas Notícias

Canadá, Índia e Nigéria manifestam interesse em sediar os Jogos da Commonwealth de 2030

 

Canadá, Índia e Nigéria manifestam interesse em sediar os Jogos da Commonwealth de 2030
Cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth de Birmingham, em 2022 (Foto: Agência AFP)


Três países demonstraram interesse em sediar a edição centenária dos Jogos da Commonwealth, a competição multi-desportiva das comunidades britânicas. Canadá, Índia e Nigéria enviaram seus ofícios dentro do prazo, o dia 31 de março, para hospedar o evento em 2030.  

A Commonwealth Sport (antiga Federação dos Jogos da Commonwealth) ainda não divulgou a lista de todos os países interessados, mas espera que os candidatos apresentem seus projetos para avaliação até 31 de agosto de 2025. Segundo o cronograma da entidade, o anúncio do país-sede será feito no mês de novembro deste ano.

Evento poderá "voltar para casa", no Canadá

De acordo com o CEO da Commonwealth Sport Canada (CSC), Brian MacPherson, em entrevista ao GameBids.com, o Canadá conta com o respaldo do governo federal para sediar os Jogos da Commonwealth, ao qual o país não recebe desde 1994.

As províncias de Manitoba, Newfoundland & Labrador, Ontário e Prince Edward Island manifestaram o desejo em lançar a candidatura em conjunto com intuito de dividir os custos operacionais do evento.

A cidade de Hamilton, localizada na província de Ontário, já havia tentado trazer a competição em 2026. Contudo, o município não obteve apoio do governo provincial devido aos esforços direcionados a cidade de Toronto, que será uma das sedes da Copa do Mundo de futebol masculino no mesmo ano.

Caso seja oficializada, a candidatura apelidada de “Canadá Unida” poderá trazer os Jogos da Commonwealth de “volta para a casa” no ano de seu centenário. A primeira edição ocorreu justamente em Hamilton, em 1930.

 

Índia busca ser protagonista de grandes eventos esportivos

A Índia também enviou uma manifestação de interesse em hospedar os Jogos. A presidente da Associação Olímpica Indiana (AOI), P.T. Usha, disse à Reuters que tem “esperança de que a Federação dos Jogos da Commonwealth considere a proposta”.

O país foi palco da competição apenas uma vez, em 2010, na capital Delhi. Entretanto, aquela edição ficou marcada por esquemas de corrupção, atrasos nas construções dos alojamentos dos atletas, além de exploração de mão de obra e falta de segurança para os trabalhadores.

Dispostos a fazer diferente, o primeiro-ministro Narendra Modi informou que o governo planeja organizar grandiosos eventos esportivos no futuro. Em 2023, Modi afirmou que não medirá esforços para levar os Jogos Olímpicos de 2036 à nação mais populosa do mundo.

Além disso, há também a possibilidade da realização dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2030.

Nigéria busca sede inédita

No dia 28 de março, o Comitê Olímpico da Nigéria (CON) enviou um ofício se dispondo a recepcionar os Jogos da Commonwealth de 2030.

Tony Nezianya, porta-voz do CON, afirmou que sediar a competição na capital Abuja “apresentará uma oportunidade única para (a Nigéria) mostrar seu desenvolvimento, melhorar sua posição global e revigorar sua cultura esportiva”.

O comitê, entretanto, ainda não possui o apoio necessário do governo nacional, o que pode inviabilizar a candidatura formal.

A Nigéria, que está órfã de um importante evento esportivo desde 2003, quando recebeu os Jogos Africanos, havia se candidatado para receber os Jogos da Commonwealth de 2014, mas foi derrotada para Glasgow, na Escócia, cidade que repetirá a dose e também receberá a edição de 2026.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar