Últimas Notícias

José Fernando Balotelli quebra recorde sul-americano e fica em sexto no mundial de atletismo indoor

Sona Maleterova/World Athletics


José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, bateu o recorde brasileiro e sul-americano do heptatlo neste domingo (23), no último dia do Mundial Indoor de Nanjing (Nanquim), na China. O pernambucano de 25 anos, treinado por Neílton Moura, somou 6.010 pontos, melhorou a marca continental que era de Carlos Chinin, 5.921, que perdurava desde 2014, ficando em sexto lugar.

Foi a primeira vez que Balotelli superou os 6.000 pontos na prova combinada disputada em pista coberta – na versão indoor do decatlo, são disputadas sete provas: 60 metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura, 60 metros com barreiras, salto com vara e 1.000 metros rasos.

O título ficou com o norueguês Sander Skotheim como o campeão, com 6.475 pontos. O Brasil também teve a participação de Pedro de Oliveira, que foi o 11º colocado com 5.504 pontos.

O Brasil teve dois participantes na final do arremesso do peso. Willian Dourado e Welington Morais terminaram, respectivamente, na 10ª (20,24 m) e na 11ª (20,13m) posições. O ouro ficou com Tom Walsh da Nova Zelândia com 21,65m.

Nos 60 metros com barreiras, a recordista sul-americana (8s00) Micaela Rosa foi desclassificada na semifinal – nas eliminatórias, fez 8s06. O ouro ficou com Deyvine Charlton das Bahamas com 7s72.

Nas outras provas, finais emocionantes no salto em altura feminino, onde Nicola Olyslagers da Austrália ficou empatada com a compatriota Eleanor Patterson, mas levou o ouro por ter feito a marca de 1,97m em menos tentativos. Já no salto em distância masculino, Mattia Furlani da Itália levou o ouro com a marca de 8,30m, um centímetro a mais do que o vice Wayne Pinnock da Jamaica e dois centímetros a mais do bronze Adam Picock da Austrália.

Nos 1500m,  Jakob Ingebrigtsen fez a dobradinha e levou o ouro na prova, repetindo o que fez nos 3000m em um dia antes, ignorando qualquer tipo de cansaço.

Os Estados Unidos ficaram no topo do quadro de medalhas do mundial indoor, com sete medalhas de ouro, quatro de prata e seis de bronze, 17 no total. Noruega com três ouros e um bronze e Etiópia com dois ouros e três bronzes, completaram o pódio

2025 ainda terá outro mundial de atletismo, desta vez será o outdoor, em Tóquio entre os dias 13 e 21 de setembro . Em 2026 teremos outro mundial indoor, desta vez na cidade polonesa de Torun (A edição desde ano do mundial indoor deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia, só acontecendo cinco anos depois)


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar