![]() |
Foto: Divulgação/Cleiton Silva |
Uma viagem no tempo para relembrar um dos momentos mais importantes do esporte brasileiro. A manhã do último sábado, dia 8, 'Dia Internacional da Mulher', foi ainda mais especial para um grupo de mulheres que fez história com a camisa da Seleção Brasileira feminina de basquete. A exposição 'Meninas de Ouro - 1994' foi aberta ao público no Shopping Anália Franco (Tatuapé) com uma coletiva de imprensa comandada pela jornalista Glenda Kozlowzki e que contou com a presença das 'meninas' que conquistaram o mundo há mais de 30 anos, depois de vencerem a China na decisão do Campeonato Mundial, em Sydney (Austrália) Lá estavam Paula, Hortência, Janeth, Alessandra, Helen e tantas outras que fizeram o Brasil chorar de alegria naquela época. E foi difícil segurar as lágrimas de saudade no reencontro que lotou o shopping.
- É um momento de muita emoção, de muitas lembranças, muitas memórias. São mais de 30 anos de uma conquista que é lembrada até hoje com muito carinho por todos. É um reencontro muito especial, poder ver todo mundo aqui, não foi fácil reunir todo mundo e ver o brilho nos olhos de cada uma, lembrar as histórias, momentos que a gente nem lembrava, reviver aquela conquista... A conquista do Mundial foi como um sonho e hoje estamos aqui vivendo aquele momento de novo - disse Paula, idealizadora da mostra.
- Tinha mais de 15 anos que eu não revia todas as meninas. Esse é um momento que não tem preço, não é só uma celebração da conquista, é um reencontro de uma família. Difícil descrever o que estou sentindo, é muito especial - afirmou Cintia Tuiú, bastante emocionada, que veio da Europa ao lado de Adriana só para o evento.
A exposição 'Meninas de Ouro - 1994' ficará aberta ao público até o dia 6 de abril no Shopping Anália Franco, no Tatuapé (zona Leste da capital paulista) - com entrada gratuita. A mostra tem curadoria do jornalista Cláudio Cordeiro e apresenta mais de 50 itens entre réplicas e originais, como medalhas da conquista, o troféu do Mundial e o par de tênis usado por Hortência no campeonato. O plano é que a mostra siga para outras cidades ao longo do ano, recordando e celebrando um dos momentos mais importantes do esporte brasileiro.
Atletas campeãs: Adriana, Alessandra, Cintia, Dalila, Helen, Janeth, Leila, Hortência, Paula, Roseli, Ruth (in memoriam) e Simone.
Comissão Técnica: Miguel Angelo da Luz (técnico), Sérgio Maroneze (auxiliar técnico), Waldir Pagan (supervisor), Raimundo Nonato (chefe de delegação), Hermes Balbino (preparador físico), Marli Kecorius (médica), Marísia Lebeis (fisioterapeuta), José Pedro Felício (atendente) e Sérgio Barros (assessor de imprensa / in memoriam).
0 Comentários