É isso mesmo, você não leu errado. A Costa do Sauípe, região paradisíaca do litoral norte da Bahia voltará a receber torneios de tênis. Ela foi sede do Brasil Open de 2001 a 2011, e por lá passaram vários grandes jogadores, como Guga, Fernando Meligeni, Thomaz Bellucci, Flávio Saretta, Juan Carlos Ferrero, Guillermo Coria, Nicolás Massú, Nicolás Almagro, Carlos Moyá, Tommy Robredo, entre vários outros.
Guga venceu o torneio que era equivalente ao atual ATP 250 por duas vezes. A princípio, foi um torneio feito para o Guga poder jogar na frente do seu público, já que o Brasil estava sem torneios profissionais de tênis desde 1993, e o catarinense estava no seu auge. O torneio depois de sair da Costa do Sauípe foi para São Paulo onde era realizado no Ginásio do Ibirapuera e durou até 2019, no momento em que acabou perdendo a data para o Chile, onde hoje é realizado o ATP 250 de Santiago.
![]() |
Foto: Divulgação/Aviva. |
Foi anunciado que o torneio fará parte do ATP Challenger Tour de 125 pontos, o segundo maior nível dentre os Challengers, a premiação do torneio será de 200 mil dólares. Este será o segundo maior torneio de tênis profissional realizado no Brasil, abaixo apenas do Rio Open que distribui 500 pontos. O contrato foi firmado com duração de pelo menos 3 anos e existe conversas para possibilitar um torneio feminino no futuro.
Flávio Saretta foi o convidado do evento para contar as suas experiências no torneio e fazer uma clínica com convidados. Perguntado pelo Surto Olímpico sobre suas vitórias marcantes sobre ex números 1 como Guga, Ferrero, Safin, Rios, Kafelnikov (com direito a pneu), e até sobre vitórias em cima de Nadal e Federer nas duplas, ele respondeu:
Gostava de ganhar desses caras, mas meus problemas eram com os 200 e pouco (risos). - adversários de ranking inferior ao dele - gosto de falar que ganhei de muito cara bom e perdi de muito cara ruim (mas isso a gente omite). Ganhar do Kafelnikov que é um gigante na 3R em Roland Garros na Chatrier foi muito especial, mas todas tiveram a sua importância.
O evento acontecerá no mesmo resort onde era realizado antigamente, mas segundo os organizadores, hoje o espaço está ainda melhor e mais completo. Inclusive, estão sendo construídas seis quadras de saibro a nível ATP/WTA somente para o torneio. O Costa do Sauípe Open acontecerá de 19 a 26 de outubro de 2025.
0 Comentários