![]() |
Foto: Korea Herald |
A província de Jeolla do Norte foi escolhida como candidata da Coreia do Sul na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2036, derrotando a capital Seul por 49-11 em uma votação de representantes dos órgãos nacionais de governo dos esportes olímpicos de verão e inverno.
A província autônoma na região de Honam competirá com Istambul da Turquia, Santiago do Chile, Indonésia e Índia para ganhar os direitos de sediar os Jogos de 2036, com outros, incluindo o Egito, esperados para participar da corrida também.
"Conseguimos. Criamos um milagre", disse o governador de Jeolla do Norte, Kim Kwan-young, em uma declaração à mídia local.
A estratégia de candidatura olímpica da província seria buscar os jogos mais econômicos e ecológicos, disse Kim aos repórteres.
"Ofereceremos nosso total apoio para ajudar Jeolla do Norte a vencer a candidatura e construir planos para maior cooperação", disse o presidente do Comitê Olímpico e Esportivo Coreano, Ryu Seung-min.
North Jeolla foi a anfitriã do Jamboree Mundial Escoteiro de 2023, que foi marcado por uma má gestão generalizada, com os organizadores do evento enfrentando críticas sobre as péssimas condições de vida de milhares de participantes de 155 países.
Seul sediou as Olimpíadas em 1988.
A decisão final sobre quem sediará os Jogos de 2036 não será tomada antes de 2026, disse Kolinda Grabar-Kitarovic, autoridade do Comitê Olímpico Internacional (COI).
0 Comentários