Últimas Notícias

Amapá domina primeiro torneio nacional de wrestling realizado no estado

Amapá domina primeiro torneio nacional de wrestling realizado no estado
Foto: Divulgação 




Os atletas amapaenses mostraram neste sábado (15) sua força no wrestling e garantiram para o estado o melhor desempenho na classificação geral do Circuito Norte-Nordeste, torneio nacional realizado pela primeira vez em Macapá. Com 617 pontos no total, o Amapá ficou à frente de São Paulo e Pará, respectivamente com 560 e 312 pontos.

Com a participação de 170 atletas de 11 estados, a competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), em parceria com o Governo do Estado do Amapá, que ainda transmitiu todas as lutas ao vivo em suas redes sociais. O torneio é uma oportunidade valiosa de somar pontos no ranking nacional e reforçar a busca por uma vaga no programa federal Bolsa Atleta, um dos maiores incentivos do esporte nacional.

O público compareceu em bom número ao Ginásio Avertino Ramos para torcer pelos wrestlers locais que conquistaram 18 ouros nas classes etárias Infantil, Sub 15, Sub 17, Sub 20 e Sênior. Os principais destaques foram Kailane de Sousa (paraense radicada em Macapá), José Carlos dos Santos, Marcos Costa e Ana Beatriz Lima que faturaram dois ouros cada um. Outros amapaenses confirmaram o favoritismo como Danielson de Jesus, que se mantém como primeiro do ranking brasileiro no estilo greco-romano / Sub 17 / categoria 60 kg.

As delegações de São Paulo e Pará também se orgulharam com os desempenhos dourados de seus atletas. Dentre os paraenses, chegaram ao topo do pódio Erison dos Santos, Amanda Nascimento, João Barbosa, Marcos Rigor, Edgar dos Santos, Jhenifer Soares e Willian da Conceição. O conterrâneo Emanuel dos Santos, que competiu no Sub 17 / 65 kg, foi outro atleta do torneio a faturar dois ouros, nos estilos livre e greco-romano.



Já as paulistas Stefanni Dias e Brenda Aguiar dos Santos voltaram para casa ostentando a medalha de ouro. Davi Giovannetti (sub 23, livre, 57 kg, São Paulo), que integra a seleção principal da CBW, também confirmou o favoritismo ao ouro.



“Receber esse evento é uma grande conquista para o esporte amapaense. O wrestling tem crescido no estado com competições como o Circuito Norte-Nordeste que fortalecem a modalidade e abrem portas para nossos atletas no cenário nacional. O Governo do Amapá tem investido no esporte como uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Ver nossos lutadores competindo em casa, com estrutura e incentivo, é motivo de orgulho. Seguimos trabalhando para fomentar o esporte e dar mais oportunidades aos talentos do nosso estado”, assinalou a secretária estadual do Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

“Estamos convictos de que nossas parcerias estão no rumo certo. A primeira vez que realizamos um aberto nacional de wrestling na capital do Amapá. Já salta aos olhos o bom nível técnico dos atletas locais que vem sendo impulsionado pelo novo centro de treinamento, que conseguimos montar em Macapá. Os recursos e apoios foram viabilizados por emenda parlamentar e pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual do Desporto e Lazer. Agradecemos muito a todos por nos ajudar a investir na modalidade em um estado que tem imenso potencial esportivo”, destacou Flavio Cabral, presidente da CBW.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar