Últimas Notícias

Wolfgang Kindl conquista três ouros na etapa de Pyeongchang da Copa do Mundo de Luge 2024-25

Wolfgang Kindl (à esq.) venceu três provas
Wolfgang Kindl (à esq.) venceu três provas / Divulgação / FIL


Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025 foi disputada a etapa de Pyeongchang, na Coreia do Sul, a oitava das nove etapas da Copa do Mundo de Luge 2024-25. Houve disputas individuais masculinas e femininas, além de duplas masculinas e femininas e os revezamentos por equipes mistas individuais e por duplas. O Brasil não teve qualquer representação.

Nas duplas masculinas, em um pista muito técnica, os austríacos Steu/Kindl saíram de quinto lugar na primeira descida pra medalha de ouro, tirando uma diferença de um décimo. Com o tempo de 1min:32s.578 eles foram apenas dois milésimos mais rápidos que os alemães Eggert/Mueller. O bronze ficou com os alemães Wendl/Arlt por um décimo. Alguns favoritos tombaram nessa etapa. Foi o caso dos austríacos Gatt/Schoepf e dos letões Bots/Plume. Isso com certeza impactará bastante suas ambições no campeonato.

A liderança geral pertence a Wendl/Arlt, com 645 pontos, tendo Steu/Kindl 560 e Bots/Plume fecham o top-3 com 556 pontos. Basta os alemães completarem a prova na próxima etapa para serem declarados campeões gerais.

Nas duplas femininas as alemãs Degenhardt/Rosenthal venceram com direito a novo recorde da pista (46s.784). Com o tempo total de 1min:33s.618 elas foram apenas dois centésimos superiores as austríacas Egle/Kipp, que ainda não sabem o que é ficar fora do pódio nessa temporada. As também alemãs Eitberger/Matschina ficaram com o bronze três décimos atrás das líderes. Também foi estabelecido um recorde de largada pelas estadunidenses Forgan/Kirkby (4s.327).

A liderança ainda pertence a Egle/Kipp, que agora possuem 735 pontos contra 660 de Degenhardt/Rosenthal. O top-3 se encerra com Forgan/Kirkby com 541 pontos conquistados. Basta as austríacas completarem a prova na próxima etapa para serem declaradas campeãs.

No individual masculino um cena um tanto rara neste esporte: não tivemos alemães no pódio e nem dobradinha. O vencedor foi o austríaco Wolfgang Kindl com o tempo de 1min:35s.422, nove centésimos a menos do que o italiano e detentor do recorde desta pista Dominik Fischnaller e um décimo mais rápido do que o letão Kristers Aparjods, que subiu da quinta posição pra medalha de bronze.

O campeonato está praticamente decidido, com o alemão Max Langenhan em primeiro com 616 pontos. O único que ainda pode roubar-lhe o título seria Nico Gleirscher, que possui 558 pontos. Em terceiro o alemão Felix Loch tem 505 pontos. Para ser campeão, basta Max chegar em sétimo na próxima etapa. Também qualquer colocação abaixo de 4º lugar para Nico dá automaticamente o título a Langenhan, mesmo se ele não completar a prova.

No individual feminino o campeonato poderia acabar caso a alemã Julia Taubitz chegasse em 9º ou pior e a austríaca Madeleine Egle vencesse. Julia não fez uma boa primeira descida e estava em 10º, enquanto Madeleine em 4º. Porém isso não seria o suficiente para dar o título a Egle. Mesmo assim, na segunda descida Julia subiu algumas posições, terminando em 8º e Madeleine caiu algumas, terminando em 7º. A vencedora desta etapa foi a austríaca Lisa Schulte, com o tempo de 1min:32s.923, três décimos a menos que a alemã Merle Fraebel, que por sua vez foi apenas quatro milésimos mais rápida do que a austríaca Hannah Prock. Hannah voltou de lesão mostrando que ainda pode ser muito competitiva.

A 'derrapada' de Madeleine Egle acirrou a disputa e deixou tudo pra ser resolvido na última etapa. Agora ela possui 590 pontos contra 570 pontos de Lisa. Julia Taubitz possui 557 pontos e ainda sonha. Em 4º com 512 pontos Merle Fraebel ainda possui chances, mas precisaria de uma improvável combinação de resultados. Se Madeleine vencer ou ficar em segundo na próxima etapa ela será campeã independente dos demais resultados.

No revezamento de duplas a dupla masculina faz a primeira descida enquanto a feminina, a segunda. Ao final da descida, ainda no trenó, é preciso bater em um botão no alto que libera a descida da outra dupla. Os tempos são somados. O único time a abaixar a marca de um minuto e trinta e oito segundos foi o time Alemanha 1, formado por Eggert/Mueller e Degenhardt/Rosenthal, com o tempo de 1min:37s.835, dois décimos melhor que o time austríaco composto por Steu/Kindl e Egle/Kipp. O bronze ficou com a Alemanha 2, formada por Wendl/Arlt e Eitberger/Matschina a três décimos dos vencedores.

Na classificação geral, após todos os três eventos, a Alemanha 1 foi campeã com 246 pontos, seguida pela Alemanha 2 com 230 pontos e da Áustria com 212 pontos.

Por fim, no revezamento por equipes mistas individuais, o atleta masculino desce primeiro e logo depois, a feminina. É permitido que nações que possuem apenas um atleta se unam a outras nações, formando times de países diferentes. Com o tempo de 1min:38s.613 a vitória foi pra Áustria 1, formada por Wolfgang Kindl e Lisa Schulte. Foi o terceiro ouro em Pyeongchang para Wolfgang e o segundo para Lisa. Eles foram apenas dois centésimos melhor do que a Alemanha 1 formada por Max Langenhan e Merle Fraebel. O bronze ficou com a Alemanha 2, composta por Felix Loch e Julia Taubitz, dois décimos atrás.

Na classificação geral, após todos os três eventos, a Alemanha 1 foi campeã com 270 pontos. Em segundo ficou a Alemanha 2 com 240 pontos e fechando o top-3, a Áustria 2 com 216 pontos.

A próxima e última etapa da Copa do Mundo de Luge 2024-25 será em Yanqing, na China, entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2025.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar