![]() |
Rayssa Leal no STU Pro Tour de 2024 (Foto: Julio Detefon/CBSk) |
O STU (Skate Total Urbe) anunciou nesta sexta (21), a internacionalização da liga. Originalmente apenas circuito nacional, a liga passará a ter também uma espécie de Circuito Mundial de street, park, vert e mini ramp, com etapas ao redor do mundo. Agora, o STU terá dois campeonatos o STU National, circuito nacional e o STU Pro Tour, o circuito mundial.
Atualmente, o skate tem uma liga mundial forte no street - SLS - e as etapas feitas pela World Skate. Agora, a modalidade passa a ter mais uma liga, com quatro modalidades, e esse com origens brasileiras, enquanto a Street League nasceu dos torneios dos EUA.
Nesta primeira temporada, serão três etapas no Brasil e duas no exterior. Entre os dias 21 e 30 de março, Porto Alegre receberá a primeira etapa. Ela tem a duração de nove dias pela adição do miniramp e do vert no circuito. O paraskate, que já fazia parte do STU, segue no calendário.
A segunda etapa está marcada para julho, em Portugal. Depois, o STU voltará ao Brasil e passará pelos já tradicionais pontos da liga, Rio de Janeiro e São Paulo. A grande novidade é que o STU Pro Tour Finals será em novembro, no exterior.
Marca registrada do STU, os festivais de música, ativações e exposições do mundo urbano seguem neste novo momento da liga e se internacionalizam junto com as competições.
Com a internacionalização, teremos mais etapas com skatistas de fora vindo ao Brasil e isso foi celebrado por Rayssa Leal. "Fico muito feliz em iniciar meu calendário de competições do ano no STU Pro Tour, em Porto Alegre. É sempre uma alegria competir no Brasil e contar com a energia incrível do público. E esta edição está ainda mais especial, já que teremos as presenças de algumas skatistas de fora, como a da minha best (melhor amiga) Keet Oldenbeuving, para elevar ainda mais o nível”.
O calendário detalhado com as datas e os locais ainda deverá ser divulgado. Com a novidade e a divulgação dos calendários da SLS e da World Skate, datas terão que ser alinhadas para os atletas não terem conflito de competições, consequência do aumento de ligas de skate em alto rendimento.
0 Comentários