Últimas Notícias

Rei do combinado nórdico, Jarl Riiber revela doença incurável e anuncia aposentadoria

Rei do combinado nórdico, Jarl Riiber revela doença incurável e anuncia aposentadoria
Foto: Thibaut/NordicFocus


O norueguês Jarl Magnus Riiber, o atleta mais bem-sucedido de todos os tempos do combinado nórdico, revelou que se aposentará no final da atual temporada.

Riiber, de 27 anos, ganhou um recorde conjunto de cinco títulos gerais da Copa do Mundo e ampliou seu próprio recorde de vitórias individuais na Copa do Mundo para 76 nesta temporada, com 103 pódios no total.

Ele também lidera a classificação atual em sua busca por um sexto título geral para se destacar sozinho acima do grande Eric Frenzel (GER), que também ganhou cinco.

Riiber está pronto para competir em seu quarto Campeonato Mundial de Esqui Nórdico na neve de casa em Trondheim no mês que vem, com o objetivo de aumentar sua contagem de 11 medalhas no Campeonato Mundial, incluindo quatro ouros individuais e quatro ouros por equipe.

Mas ele tem lutado às vezes com sua forma nesta temporada, notavelmente em Schonach recentemente, onde caiu do primeiro para o sexto durante a segunda metade de um dramático cross-country de Gundersen.

Riiber passou boa parte do intervalo anterior na competição "entrando e saindo do hospital" tentando encontrar respostas para os problemas de saúde que o afetaram nos últimos meses.

Ele revelou que foi diagnosticado com doença de Crohn, uma condição inflamatória crônica no sistema digestivo com a qual ele terá que conviver pelo resto da vida.

"Ela também causa dores nas articulações e tendões, explicando o desconforto com o qual tenho lidado por muito tempo", disse ele. "Felizmente, minha medicação ajuda muito, embora enfraqueça meu sistema imunológico.

"Embora os médicos da equipe e o hospital de Lillehammer tenham me dado excelente apoio e estejam otimistas de que eu poderia continuar competindo normalmente, há incertezas sobre se minha saúde vai aguentar.

"Doenças e lesões têm sido desafios constantes ao longo da minha carreira - tornozelos e joelhos ruins, um ombro deslocado oito vezes, dores nas articulações e muito mais.

"Desde setembro, passei apenas três semanas com minha família", explicou ele. "Por uma temporada, isso é administrável, especialmente quando é um Campeonato Mundial em casa em Trondheim.

“Mas mesmo quando os resultados vêm, não encontro mais alegria nisso. O esporte consome meu dia inteiro, todos os dias, e parece que sou prisioneiro dos meus próprios objetivos.

“Com os Jogos Olímpicos no ano que vem, eu precisaria fazer enormes sacrifícios novamente, considerando minha situação de saúde. Não tenho certeza se meu corpo aguenta.

“Prefiro me afastar agora, enquanto ainda estou no meu auge, para focar na minha saúde e aproveitar a vida com minha família. Estou super animado para estar mais presente para meus entes queridos, especialmente minha parceira, que passou quase cinco anos criando nossa família como uma mãe solteira e também sendo gerente da minha carreira. Agora é a vez deles virem primeiro.”

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar