Lucas Pinheiro é o maior destaque do Brasil nos esportes de inverno (Foto: Reprodução) |
O Mundial de Esqui Alpino 2025 está acontecendo desde o dia 04 de fevereiro, em Saalbach, na Áustria, e o Brasil chega à competição com grandes expectativas. Com três atletas na disputa, o país tenta quebrar tabus e conquistar seu melhor resultado na história do evento. O grande destaque é Lucas Pinheiro Braathen, esquiador que já subiu ao pódio três vezes na temporada e pode levar o Brasil a um feito inédito.
Lucas Pinheiro Braathen: A esperança de medalha para o Brasil
O nome mais forte da delegação brasileira é Lucas Pinheiro Braathen, esquiador nascido na Noruega, mas filho de mãe brasileira. Ele compete nas chamadas provas técnicas (slalom e slalom gigante) e já conquistou três medalhas na temporada, além de três quartos lugares.
As conquistas foram:
- Prata em Beaver Creek (EUA)
- Prata em Adelboden (Suíça)
- Bronze em Kitzbühel (Áustria)
Além disso, Lucas Pinheiro venceu o título geral do slalom na Copa do Mundo de 2023, mostrando que tem potencial para brigar entre os melhores do mundo.
Ao lado dele, Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner também representarão o Brasil nas provas de slalom gigante e slalom, nos dias 14 e 16 de fevereiro. Os três estão na disputa por vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, e o Brasil já garantiu pelo menos um lugar, com possibilidade de mais duas vagas extras.
Brasil no Mundial de Esqui Alpino: 59 anos de história
A primeira participação brasileira no Mundial de Esqui Alpino aconteceu há 59 anos, em 1966, quando o evento foi realizado em Portillo, no Chile. Na época, o país foi representado por Michael Reis de Carvalho, Sergio Hamburger, Francisco e Luigi Giobbi.
O melhor desempenho brasileiro naquele mundial foi o 24º lugar de Francisco Giobbi na prova do combinado. Desde então, nenhum atleta sul-americano conquistou medalhas na competição, um tabu que segue até hoje.
Nos esportes olímpicos de neve em geral, o Brasil já teve um bom resultado no snowboard cross: Isabel Clark terminou na 12ª posição no Mundial de 2001, o melhor desempenho brasileiro até hoje.
Agora, em 2025, o país volta a sonhar alto com um de seus principais talentos no circuito mundial.
Programação do Time Brasil no Mundial de Esqui Alpino 2025 (horário de Brasília)
Sexta-feira, 14 de fevereiro
- 06:00/09:00 - Classificatória slalom feminino
- 05:45/09:15 - Slalom gigante masculino - com Lucas Pinheiro Braathen
Sábado, 15 de fevereiro
- 05:45/09:15 - Slalom feminino
- 06:00/09:00 - Classificatória slalom masculino
Domingo, 16 de fevereiro
- 05:45/09:15 - Slalom masculino - com Lucas Pinheiro Braathen
- Cerimônia de Encerramento
Onde assistir
Os fãs de esportes de neve poderão acompanhar as disputas do Mundial de Esqui Alpino pelo Disney+.
Quadro de medalhas e resultados até agora
O Mundial de Esqui Alpino 2025 já teve as provas de velocidade (Super G e Downhill) e a disputa por equipes mistas. Até o momento, a Suíça lidera o quadro de medalhas, seguida por Áustria, Itália e Estados Unidos.
0 Comentários