O quarteto pilotado por Francesco Friedrich / Foto: Divulgação IBSF |
Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, em Lillehammer, na Noruega, foi realizada a oitava e última etapa da Copa do Mundo de Bobsled 2024-25. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral. Não tivemos atletas brasileiros esse ano.
No monobob (individual feminino) em uma corrida mais enxuta já que alguns atletas já estão de férias, a australiana Breeana Walker estabeleceu um novo recorde de pista com 54s.01 na primeira descida e com o tempo total somado de 1min:48s.51 ela venceu essa etapa. A medalha de prata foi pra canadense Cynthia Appiah pela diferença de quinze centésimos. Foi a primeira medalha nesta temporada para Cynthia. O bronze ficou com a alemã Lisa Buckwitz, um centésimo atrás de Appiah. Foi uma temporada brilhante de Lisa, com o pior resultado sendo um sexto lugar.
Com todas as etapas disputadas, a campeã geral foi a alemã Lisa Buckwitz com 1637 pontos. Foi o segundo título mundial dela. Em segundo ficou a vencedora desta etapa, Breeana Walker, com 1596 pontos, com a também alemã Laura Nolte fechando o top-3 com 1555 pontos.
No two-man (duplas masculinas) tivemos uma varredura de pódio alemão, algo que foi bem corriqueiro nos últimos anos. Por exatamente dois centésimos, um em cada descida, Lochner/Fleischhauer venceram com o tempo de 1min:40s.99 aos seus compatriotas Friedrich/Straub. Dois décimos depois Ammour/Stadelmann ficaram com o bronze. Os demais competidores ficaram a meio segundo ou mais de distância do vencedor desta etapa.
Mesmo com a vitória, o segundo lugar de Francesco Friedrich foi o suficiente para consagrá-lo campeão geral com 1745 pontos, quinze a mais do que Johannes Lochner. Fechando o top-3 o britânico Brad Hall (que nesta etapa foi o quinto) fez 1530 pontos.
No two-woman (duplas femininas) o domínio alemão foi tão absurdo que em apenas duas das sete etapas não tivemos uma varredura de pódio. Ainda assim nas duas etapas a Alemanha foi ouro, prata e quarto lugar. Na corrida desta semana a vencedora foram as alemãs Nolte/Levi com o tempo somado de 1min:43s.74, dois décimos mais rápidas que suas compatriotas Buckwitz/Schuten. A surpresa ficou pra medalha de bronze das canadenses Lotholz/Sieben, nove décimos atrás. Esta foi a primeira medalha de Lotholz como piloto.
A alemã Laura Nolte foi a campeã geral com cinco vitórias e duas pratas em sete corridas, totalizando 1545 pontos. Suas compatriotas Kim Kalicki e Lisa Buckwitz disputaram ponto a ponto o segundo lugar geral, com Kim Kalicki levando a melhor com 1447 pontos contra 1437 pontos de Lisa. Vale destacar que na última etapa Kim subiu da sétima pra quarta posição na segunda descida, o que foi fundamental para ultrapassar Lisa em pontos.
No four-man (quartetos) o alemão Johannes Lochner estabeleceu um novo recorde de pista ao fazer 49s.48 na primeira descida. E com o tempo somado de 1min:39s.03, provou que ninguém dirige melhor em Lillehammer do que ele, colocando três décimos de distância do seu compatriota Francesco Friedrich e três décimos e meio do britânico Brad Hall, com quem disputava a segunda colocação geral.
Assim sendo, Francesco Friedrich foi o campeão geral com 1515 pontos com três vitórias e quatro vices em sete etapas. Com 1446 pontos, o vencedor dessa etapa, Johannes Lochner ficou em segundo no campeonato geral apenas dois pontos a mais do que Brad Hall.
Por mais um ano a Alemanha dominou todas as competições de trenós, ganhando 25 ouros dos 32 distribuídos em todas etapas disputadas. Também ganharam 21 pratas das 29 distribuídas e 18 bronzes dos 30 distribuídos. O número desigual de medalhas distribuídas ocorreu por conta de alguns empates e pódios divididos. Pilotos alemães levaram o título geral (chamado de Globo de Cristal) em todas as modalidades. O próximo evento da elite do bobsled será o Mundial, entre os dias 08 a 15 de março de 2025, em Lake Placid, nos Estados Unidos.
0 Comentários