Jonathan Matias jogou pelo individual masculino / Foto: badmin.panam |
O Brasil continuou neste sábado (15) sua participação na Copa Pan-Americana de badminton e ficou na terceira colocação. Com isso, o país não conseguiu a classificação para o Mundial, cuja vaga vai apenas para o campeão.
Hoje, o Brasil venceu o México, perdeu para os EUA e ficou com a medalha de bronze após vencer a Guatemala na disputa pelo terceiro lugar.
Brasil x México
Em jogo válido pelas quartas de final, Davi Silva/Sania Lima jogaram contra Job Castillo/Miriam Rodriguez Perez nas duplas mistas. Os brasileiros não tiveram maiores dificuldade e em 24 minutos derrotaram aos mexicanos por 2-0, parciais de 21/12 e 21/11. Brasil 1 x 0 México.
Na segunda partida, pelo individual masculino, Jonathan Matias enfrentou a Nestor Gonzalez Gomez e rapidamente aplicou 2-0, com parciais de 21/9 e 21/8. O jogo teve a duração de 22 minutos. Brasil 2 x 0 México.
Sem muito descanso, na terceira partida, agora pelas duplas masculinas, Fabricio Farias/Davi Silva tiveram pela frente Job Castillo/Juan Torres. Com um duplo 21/12 em 26 minutos de partida os brasileiros fizeram 2-0 e venceram a partida. Brasil 3 x 0 México.
Com a vitória o Brasil passou para as semifinais, onde enfrentou os Estados Unidos. A outra semifinal foi entre Canadá e Guatemala, com os canadenses vencendo por 3 x 1 aos guatemaltecos.
Brasil x Estados Unidos
Na primeira partida das semifinais, jogaram Fabricio Farias/Davi Silva contra Zhi Yi Chen/Presley Smith. Numa partida que durou um pouco mais de meia hora, os estadunidenses se mostraram superiores e fizeram 2-0, com parciais de 19/21 e 15/21. Brasil 0 x 1 Estados Unidos.
A segunda partida foi no individual feminino, onde Jeisiane Alves enfrentou a Ella Lin. Esta foi a primeira vez que as atletas se enfrentaram, tendo a estadunidense se saído vitoriosa por 2-0, parciais de 9/21 e 19/21 em quase meia hora de jogo. Brasil 0 x 2 Estados Unidos.
Para se manter vivo o Brasil precisava vencer a próxima partida, que seria entre Jonathan Matias e Garret Tan. A boa notícia para Jonathan é que ele havia vencido nas duas vezes que enfrentou a Tan. Jonathan aumentou seu histórico com um triunfo por 2-0, parciais de 21/18 e 21/14. O brasileiro ainda não perdeu um set sequer para Tan. A partida durou 33 minutos. Brasil 1 x 2 Estados Unidos.
Na quarta partida, pelas duplas femininas, Jaqueline Lima/Samia Lima tiveram pela frente a Lauren Lam/Allison Lee. Em 31 minutos de jogo as estadunidenses ganharam por 2-0, parciais de 18/21 e 16/21, classificando seu país para a final. Brasil 1 x 3 Estados Unidos.
Com esses resultados os Estados Unidos se classificaram à final onde enfrentarão aos canadenses. Já o Brasil jogou contra a Guatemala na disputa do terceiro lugar.
Brasil x Guatemala
A primeira partida foi entre Davi Silva/Sania Lima contra Christopher Martinez Salvador/Diana Corleto Soto. E em 22 minutos de partida os brasileiros despacharam aos guatemaltecos por 2-0, parciais de 21/11 e 21/10. Brasil 1 x 0 Guatemala.
Na sequência, pelo individual masculino, Jonathan Matias, incansável, teve pela frente a Ramiro Alonso Espinoza. E nem mesmo a sequência de jogos fizeram Jonathan diminuir seu ímpeto. Em 21 minutos Jonathan fechou o jogo em 2-0, com parciais de 21/13 e 21/7. Brasil 2 x 0 Guatemala.
A terceira partida do embate foi entre Jeisiane Alves e Nikte Sotomayor válido pelo individual feminino. Nikte venceu o primeiro set por 13/21 e deu uma sobrevida à Guatemala, mas Jeisiane não quis dar maiores esperanças e venceu os dois sets seguintes, por 21/18 e 21/12, fechando o jogo que teve duração de 47 minutos em 2-1. Brasil 3 x 0 Guatemala.
Desta forma o Brasil foi o terceiro entre nove países americanos.
0 Comentários