![]() |
| Foto: Federação Boliviana de Atletismo |
O Brasil estreia na temporada internacional neste sábado e domingo (22 e 23/3) na 4ª edição do Campeonato Sul-Americano de atletismo Indoor, que será realizado no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia, a única pista coberta oficial na América do Sul. O Brasil terá 37 atletas (17 mulheres e 20 homens). O público e os fãs do atletismo podem acompanhar ao vivo a disputa na TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt, com narração e comentários em português.
A temporada indoor, mais comum no Hemisfério Norte onde é inverno nos primeiros meses do ano, fecha depois do Mundial Indoor de Nanjing, China, de 21 a 23 de março. No Sul-Americano estão em jogo índices para o Mundial Indoor e pontos no Ranking Mundial da temporada.
O Brasil conquistou o tricampeonato com o título de 2024, somando 244 pontos (136 no feminino e 108 no masculino) e 26 medalhas (13 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze). E volta a Cochabamba com uma equipe competitiva. O Brasil tem na delegação destaques como o finalista olímpico do salto triplo Almir Cunha dos Santos, o Almir Jr (SOGIPA-RS), e o semifinalista olímpico Matheus Lima, que vai correr os 400 m rasos.
A disputa dos 60 metros rasos, feminino e masculino, a partir das 18 horas, será a atração principal do primeiro dia de competições. As semifinais sertão pela manhã, a partir das 10:30 e o Brasil terá Ana Carolina de Jesus Azevedo (EC Pinheiros-SP), Felipe Bardi e Erik Cardoso (ambos do SESI-SP).
"O Felipe e o Erik estão treinando muito bem. Estão bem, física e mentalmente para este Sul-Americano. Estamos otimistas com as marcas que podem realizar lá, pois estão mais fortes e mais rápidos", disse Darci Ferreira, treinador dos velocistas que vivem nova fase em suas vidas pessoais. Ambos dividiam apartamento até o fim de 2024, mas agora estão em bairros e casas diferentes. Felipe ficou noivo e Erik casou.
"Eles têm o mesmo objetivo de ser felizes e buscar sempre evoluir na vida e no esporte", acrescentou Darci, que também seguiu com a seleção para a Bolívia.
No Sul-Americano de 2024 Felipe Bardi foi o campeão dos 60 m rasos com 6.58 - recorde do campeonato, melhor marca pessoal e índice para o Mundial Indoor.
Felipe Bardi já tem índice nos 100 m para o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, a competição mais importante do calendário internacional em 2025, que será realizada de 13 a 21 de setembro, no Estádio Nacional de Tóquio: 10:00 cravados (0.7 m/s), feito dia 23 de agosto, em São Paulo, o exato tempo determinado pela World Athletics como índice para a distância.
Disputou os Jogos de Paris-2024 e é o atual recordista sul-americano e brasileiro da distância, com 9.96 (1.0), marca feita em 15/9/2023, em São Bernardo do Campo.

0 Comentários