Últimas Notícias

Alemanha domina a Etapa de Lillehammer da Copa do Mundo de bobsled

Johannes Lochner chegou ao 5º título europeu no four-man
Johannes Lochner chegou ao 5º título europeu no four-man /Foto: Divulgação: IBSF

Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2025, em Lillehammer, na Noruega, foi realizada a sétima das oito etapas da Copa do Mundo de Bobsled 2024-25. A conclusão do campeonato se dará em Lillehammer, na Noruega, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025. Houve etapa no monobob, no two-man, no two-woman e no four-man. O evento também contou como Campeonato Europeu. Para saber o vencedor europeu, excluí-se os resultados de atletas que não são provenientes deste continente. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral.

No monobob (individual feminino) em uma corrida emocionante do começo ao fim, com recordes beirando de serem batidos, mas não sendo, tivemos duas ganhadoras. Com o tempo de 1min:49s.14 a australiana Breeana Walker e a estadunidense Kaysha Love levaram o ouro dividido. Não tivemos prata e o bronze ficou com a alemã Laura Nolte por sete centésimos.

A campeã europeia foi Laura Nolte, com doze centésimos de vantagem sobre a suíça Melanie Hasler e quinze para a também alemã Lisa Buckwitz. Foi a primeira medalha em campeonatos europeus obtida por Melanie Hasler.

Faltando somente uma etapa para a conclusão da Copa do Mundo, Lisa Buckwitz lidera com 1437 pontos; empatadas em segundo com 1371 aparecem Laura Nolte e Breeana Walker. Kaysha Love também não pode ser ignorada. Ela aparece em quarto com 1317 pontos.

No two-man (duplas masculinas) a corrida foi marcada por várias trocas de posições entre os atletas do meio da tabela, mas na metade de cima poucas surpresas. Com o tempo de 1min:41s.15, os alemães Friedrich/Schuller foram os medalhistas de ouro, com seus compatriotas Lochner/Fleischhauer em segundo lugar por um décimo. Quem impediu a varredura de pódio alemã foram os britânicos Hall/Lawrence, que chegaram em terceiro com quase meio segundo de diferença.

Como todos os atletas citados são europeus, o pódio do Campeonato Europeu foi idêntico. Francesco Friedrich chegou ao seu sétimo título continental.

A classificação geral da Copa do Mundo também possui Francesco Friedrich em primeiro (o trenó leva o nome do piloto, que não pode ser mudado) com 1535 pontos, seguido de Johannes Lochner com 1505 pontos e de Brad Hall com 1346 pontos.

No two-woman (duplas femininas) ninguém impediu a varredura de pódio alemã. Uma das que poderiam fazer isso, a australiana Breeana Walker, sofreu um tombamento na primeira descida e sequer se classificou pra segunda. Com o tempo de 1min:44s.40 as alemãs Nolte/Kluwig se tornaram as campeãs pela diferença de dois centésimos em relação a Kalicki/Fiebig e três décimos sobre Buckwitz/Lipperheide. Uma curiosidade foi que a jamaicana Christania Williams, medalhista de prata no atletismo na Rio 2016 competiu ao lado da austríaca Katrin Beierl pela Áustria. Elas terminaram em quarto lugar.

Mais uma vez o pódio do Campeonato Europeu foi idêntico ao da Copa do Mundo. Laura Nolte chegou ao seu quarto título europeu.

A classificação geral possui as três alemãs em busca do título geral: Laura Nolte tem 1320 pontos, enquanto que Kim Kalicki possui 1255 e Lisa Buckwitz 1227. O two-woman terá uma rodada a menos que o previsto.

No four-man (quartetos) o alemão Johannes Lochner foi espetacular na segunda descida e tirou um décimo de vantagem que seu compatriota Francesco Friedrich havia. Lochner foi ouro com o tempo de 1min:39s.05, meio décimo mais rápido que Friedrich, que teve de se contentar com a prata. O bronze foi dividido entre o suíço Michael Vogt e o britânico Brad Hall após um empate dois décimos abaixo de Lochner, que chegou ao seu quinto título europeu. Destaque também para o sul-coreano Jinsu Kim, que subindo da décima primeira pra sétima posição conquistou seu melhor resultado na carreira.

A disputa pelo título geral, chamado de Globo de Cristal, segue com Francesco Friedrich em primeiro com 1305 pontos, seguido por Brad Hall com 1244 e Johannes Lochner com 1221. O four-man também terá uma etapa a menos.

A próxima e última etapa também será em Lillehammer, na Noruega, entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, definindo os campeões da temporada 2024-25.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar