Ucrânia conquistou um pódio por equipes inédito / Foto: FIL |
Nos dias 04 e 05 de janeiro de 2025 foi disputada a etapa de Sigulda, na Letônia, a quarta das nove etapas da Copa do Mundo de Luge 2024-25. Houve disputas individuais masculinas e femininas, além de duplas masculinas e femininas e o revezamento por equipes. O Brasil não teve qualquer representação.
Nas duplas femininas, nem mesmo o recorde de pista estabelecido pelas estadunidenses Forgan/Kirkby (42.106) foi capaz de superar o tempo somado das austríacas Egle/Kipp. Com 1:24.483, as austríacas levaram o ouro pela diferença de um décimo das estadunidenses recordistas. As letãs e anfitriãs Robezniece/Bogdanova completaram o pódio quatro décimos atrás das líderes.
Na classificação geral Egle/Kipp assumem a ponta com 350 pontos, seguido por Forgan/Kirkby com 310 e as alemãs Degenhardt/Rosenthal com 305 pontos.
Nas duplas masculinas vitória e recorde de vitórias totais para os alemães Wendl/Arlt que agora possuem 54 vitórias em suas carreiras de mais de 15 anos juntos. Com o tempo de 1:23.045, os alemães superaram os letões Bots/Plume por um décimo e os austríacos Mueller/Frauscher por quase três. Os vencedores da etapa anterior, os alemães Orlamuender/Gubitz, tiveram um corrida desapontante e foram apenas os 14º.
Na classificação geral, Bots/Plume lideram com 316 pontos, seguidos pelos alemães Eggert/Mueller (que nesta etapa ficaram em 5º) com 295 e os vencedores desta etapa, Wendl/Arlt, com 290.
No individual feminino, uma das favoritas, a austríaca Madeleine Egle teve problemas na primeira curva e deu adeus às possibilidades de medalhas nesta etapa. A vitória foi da atleta da casa e recém-casada Elina Bota com 1:23.280, seis centésimos a frente da alemã Merle Fraebel que, por sua vez, foi apenas um milésimo superior à austríaca Lisa Schulte. Elina obteve assim sua terceira vitória na carreira.
Lisa é a líder momentânea da classificação geral com 295 pontos, somente um ponto a mais do que a alemã Julia Taubitz (que nesta etapa foi 9º). Madeleine Egle está em terceiro com 259 pontos.
No individual masculino o austríaco Nico Gleirscher fez as duas melhores descidas e com o tempo de 1:35.199 venceu com a diferença de um décimo para o letão Kristers Aparjods. O alemão Max Langenhan completou o pódio dois décimos atrás de Nico. A frustração maior ficou a encargo do austríaco Jonas Mueller, que após terminar em terceiro na primeira descida, fez uma segunda descida ruim e terminou em 12º.
Nico lidera o campeonato até aqui com 331 pontos, contra 271 de Langenhan. Mesmo com o péssimo resultado hoje, Jonas Mueller ainda é o terceiro no geral com 259 pontos.
Por fim, no revezamento por equipes, tivemos muitas surpresas em uma corrida pra lá de confusa e sem precedentes. Das sete equipes inscritas inicialmente, Polônia e Itália caíram e não completaram seus revezamentos. Estados Unidos e Letônia, por sua vez, perderam o botão no alto que deve ser apertado ao fim de cada descida enquanto o atleta ainda está no trenó e a Ucrânia sentia um gosto de um inédito pódio por equipes e uma medalha que não vinha desde 2009 (a última medalha ucraniana que se tem registro foi em 2009 na corrida individual feminina).
Na vez da equipe austríaca ficou evidente que o equipamento de início oficial precisava ser ajustado, o que deu base para os estadunidenses e letões protestarem por outra descida, apesar do equipamento não ter nada a ver com o erro dos mesmos de apertarem o botão. O protesto foi aceito e uma nova chance foi dada a essas duas equipes.
Ironicamente ou por uma questão de nervosismo e tensão, as duas equipes tombaram seus trenós e simplesmente não completaram a prova, que teve apenas três equipes concludentes: Alemanha, ouro com 3:00.723; a Áustria quatro centésimos a menos do que líderes; e a Ucrânia, inédita medalhista de bronze, quase quatro segundos atrás.
Na classificação geral do revezamento, Áustria e Alemanha estão empatadas em primeiro com 185 pontos enquanto a Ucrânia aparece em terceiro com 120.
A próxima etapa da Copa do Mundo de Luge 2024-25 será em Altenberg, na Alemanha, entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2025.
0 Comentários