Últimas Notícias

Confusão na prova de revezamento marca etapa de Sigulda da Copa do mundo de luge

Ucrânia conquistou um pódio por equipes inédito
Ucrânia conquistou um pódio por equipes inédito / Foto: FIL


Nos dias 04 e 05 de janeiro de 2025 foi disputada a etapa de Sigulda, na Letônia, a quarta das nove etapas da Copa do Mundo de Luge 2024-25. Houve disputas individuais masculinas e femininas, além de duplas masculinas e femininas e o revezamento por equipes. O Brasil não teve qualquer representação.

Nas duplas femininas, nem mesmo o recorde de pista estabelecido pelas estadunidenses Forgan/Kirkby (42.106) foi capaz de superar o tempo somado das austríacas Egle/Kipp. Com 1:24.483, as austríacas levaram o ouro pela diferença de um décimo das estadunidenses recordistas. As letãs e anfitriãs Robezniece/Bogdanova completaram o pódio quatro décimos atrás das líderes.

Na classificação geral Egle/Kipp assumem a ponta com 350 pontos, seguido por Forgan/Kirkby com 310 e as alemãs Degenhardt/Rosenthal com 305 pontos.

Nas duplas masculinas vitória e recorde de vitórias totais para os alemães Wendl/Arlt que agora possuem 54 vitórias em suas carreiras de mais de 15 anos juntos. Com o tempo de 1:23.045, os alemães superaram os letões Bots/Plume por um décimo e os austríacos Mueller/Frauscher por quase três. Os vencedores da etapa anterior, os alemães Orlamuender/Gubitz, tiveram um corrida desapontante e foram apenas os 14º.

Na classificação geral, Bots/Plume lideram com 316 pontos, seguidos pelos alemães Eggert/Mueller (que nesta etapa ficaram em 5º) com 295 e os vencedores desta etapa, Wendl/Arlt, com 290.

No individual feminino, uma das favoritas, a austríaca Madeleine Egle teve problemas na primeira curva e deu adeus às possibilidades de medalhas nesta etapa. A vitória foi da atleta da casa e recém-casada Elina Bota com 1:23.280, seis centésimos a frente da alemã Merle Fraebel que, por sua vez, foi apenas um milésimo superior à austríaca Lisa Schulte. Elina obteve assim sua terceira vitória na carreira.

Lisa é a líder momentânea da classificação geral com 295 pontos, somente um ponto a mais do que a alemã Julia Taubitz (que nesta etapa foi 9º). Madeleine Egle está em terceiro com 259 pontos.

No individual masculino o austríaco Nico Gleirscher fez as duas melhores descidas e com o tempo de 1:35.199 venceu com a diferença de um décimo para o letão Kristers Aparjods. O alemão Max Langenhan completou o pódio dois décimos atrás de Nico. A frustração maior ficou a encargo do austríaco Jonas Mueller, que após terminar em terceiro na primeira descida, fez uma segunda descida ruim e terminou em 12º.

Nico lidera o campeonato até aqui com 331 pontos, contra 271 de Langenhan. Mesmo com o péssimo resultado hoje, Jonas Mueller ainda é o terceiro no geral com 259 pontos.

Por fim, no revezamento por equipes, tivemos muitas surpresas em uma corrida pra lá de confusa e sem precedentes. Das sete equipes inscritas inicialmente, Polônia e Itália caíram e não completaram seus revezamentos. Estados Unidos e Letônia, por sua vez, perderam o botão no alto que deve ser apertado ao fim de cada descida enquanto o atleta ainda está no trenó e a Ucrânia sentia um gosto de um inédito pódio por equipes e uma medalha que não vinha desde 2009 (a última medalha ucraniana que se tem registro foi em 2009 na corrida individual feminina).

Na vez da equipe austríaca ficou evidente que o equipamento de início oficial precisava ser ajustado, o que deu base para os estadunidenses e letões protestarem por outra descida, apesar do equipamento não ter nada a ver com o erro dos mesmos de apertarem o botão. O protesto foi aceito e uma nova chance foi dada a essas duas equipes.

Ironicamente ou por uma questão de nervosismo e tensão, as duas equipes tombaram seus trenós e simplesmente não completaram a prova, que teve apenas três equipes concludentes: Alemanha, ouro com 3:00.723; a Áustria quatro centésimos a menos do que líderes; e a Ucrânia, inédita medalhista de bronze, quase quatro segundos atrás.

Na classificação geral do revezamento, Áustria e Alemanha estão empatadas em primeiro com 185 pontos enquanto a Ucrânia aparece em terceiro com 120.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Luge 2024-25 será em Altenberg, na Alemanha, entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2025.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar