Últimas Notícias

Summer Mcintosh e Leon Marchand são eleitos os Nadadores do ano pela World Aquatics

Foto: World Aquatics


O ano de 2024 ficará para sempre gravado na história da natação, já que dois titãs da natação, a canadense Summer McIntosh e o francês Léon Marchand, conquistaram recorde após recorde e medalha após medalha nos maiores palcos esportivos do mundo. As duas estrelas foram coroadas Atletas Aquáticos Mundiais Masculino e Feminino do Ano, respectivamente.

O anúncio ocorreu após a conclusão do espetacular Campeonato Mundial de Natação Aquática (25m), onde trinta recordes mundiais foram estabelecidos.

Para Summer McIntosh, a prodígio de 17 anos, foi um ano de conquistas notáveis. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ela consolidou seu lugar nos livros de história, conquistando três medalhas de ouro e uma de prata. Depois de terminar em segundo lugar nos 400m livre, onde terminou atrás da estrela australiana Ariarne Titmus, McIntosh conquistou seu primeiro ouro olímpico nos 400m medley individual, vencendo por quase seis segundos — a maior margem em 40 anos.

Dois dias depois, ela conquistou corações e manchetes com uma vitória impressionante em seu evento de assinatura, os 200m borboleta, onde ela quebrou recordes olímpicos, mundiais juniores e canadenses, ecoando a participação olímpica de sua mãe no mesmo evento 40 anos antes. Ela fechou seus Jogos triunfantemente, dominando os 200m medley individual com outro recorde olímpico e nacional contra um grupo forte.

A história não terminou em Paris. No Campeonato Mundial de Natação Aquática (25m) em Budapeste, McIntosh desencadeou uma aula magistral, destruindo três de seus próprios recordes mundiais nos 400m medley individual, 200m borboleta e 400m livre. Seu impressionante tempo de 400m livre de 3:50.25 quebrou a marca anterior em mais de um segundo e nos 200m borboleta a solidificou como a segunda mulher na história a quebrar a barreira dos dois minutos no evento. As conquistas de McIntosh também lhe renderam os prêmios de Atleta Canadense do Ano, Nadadora do Ano da Swimming Canada, Nadadora Feminina do Ano e Nadadora Feminina Júnior do Ano.

"Eu nem sei como colocar em palavras", disse McIntosh quando questionada sobre seu 2024. "Tem sido bem louco e confuso com as Olimpíadas e isso. Muitos altos e baixos, mas no geral incrível, e eu não poderia ter conseguido sem todo o meu apoio. Sou muito grata por isso. Tive um 2024 incrível no geral, dentro e fora da piscina, então não poderia estar mais feliz."

Enquanto isso, Léon Marchand incendiou Paris como o herói da cidade natal nos Jogos Olímpicos de Verão, tornando-se o primeiro nadador desde Michael Phelps a ganhar quatro medalhas de ouro individuais em uma única Olimpíada. O fenômeno de 22 anos conquistou cinco medalhas no total, incluindo um ouro duplo inesquecível na mesma noite nos 200m borboleta e 200m peito. Seu domínio se estendeu aos 400m medley individual, onde ele quebrou o recorde olímpico de Michael Phelps em 2008 com um tempo de 4:02.95, vencendo por uma margem surpreendente de 5,67 segundos.

Seu sucesso continuou além de Paris. Na World Cup Series, ele varreu a competição, vencendo nove eventos consecutivos e levando para casa o título geral da Swimming World Cup, ganhando a rara "tríplice coroa". Marchand também reescreveu os livros de recordes, alcançando um novo recorde mundial de medley individual de 200m (1:48.88) na parada de Cingapura, quebrando o recorde de longa data de Ryan Lochte de 1:49.63, que permanecia desde 2012.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar