Foto: Bruno Cunha/Praia Clube |
Em noite de clássico mineiro, o Itambé Minas venceu o Praia Clube por 3 sets a 2 (22/25, 19/25, 30/28, 25/22, 7/15), chegou a oitava vitória consecutiva, mas perdeu a chance de assumir a liderança da Superliga Masculina. A partida aconteceu na noite desta quarta-feira (18) no Ginásio UTC, em Uberlândia MG), válida pela 11ª rodada.
O Minas tinha todas as condições de vencer por 3 sets a 0 – caso se concretizasse, o time de Gui Novaes assumiria a liderança da competição. O Campinas, atual líder, completou os jogos do 1º turno e pode ser ultrapassado pelo próprio Minas (com um jogo a menos) ou pelo Sada Cruzeiro (com dois jogos a menos). Mesmo empatando com 24 pontos com o atual líder, o Minas tem uma vitória a menos.
Foi o terceiro confronto contra o Praia Clube. Nos dois confrontos no Campeonato Mineiro, vitórias por 3 sets a 0. O placar quase se repetiu, mas no ponto do jogo no terceiro set, o levantador iraniano Javad errou um ataque e viu o time de Uberlândia crescer com os ataques do oposto Franco e do ponteiro Bruno Temponi.
No tie-break, foi a vez do passe e do ataque do Praia Clube sofrer instabilidade e encaminhar a vitória do Minas. Um dos diferenciais minastenista foi a agressividade nos bloqueios. Foram 15 pontos no fundamento, com seis deles marcados pelo oposto Samuel – que também marcou 23 pontos e foi eleito Viva Vôlei de melhor em quadra. O jovem oposto só não fez mais pontos que Franco, que anotou 28 pontos.
Até o recesso do fim do ano, os jogos atrasados serão realizados – o Minas encara o Sesi Bauru, no sábado (21), enquanto o Praia Clube recebe o lanterna Neurologia Ativa no domingo (22) – e, assim, a definição dos classificados para a Copa Brasil 2025.
O JOGO
A primeira parcial foi decidida por quem menos errou. Se o ponteiro Franco e o oposto Maicon eram decisivos no ataque praiano, o oposto Samuel foi a referência do ataque minastenista – e a eficiência da equipe comandada por Gui Novaes foi superior e a confirmou a vitória no set.
O Minas trabalhava com a bola na mão do levantador Gustavo Orlando no segundo set e, assim, a distribuição para a confirmação do side-out era facilitada. O bloqueio do time da capital também foi mais eficiente na parcial, com os centrais Isaac e Kelvi, além do próprio levantador.
O Praia Clube aproveitou a desestabilidade que o Minas apresentou no terceiro set para abrir quatro pontos no placar. Foram 10 em erros cedidos pelo time minastenista, mas uma passagem do ponteiro Arthur Bento no saque deu sobrevida ao time visitante. Não faltou emoção na parcial, que chegou a 30 pontos, com destaque para o desafogo que o experiente ponteiro Temponi deu ao passe e ataque aurinegro.
Franco era tão decisivo para a equipe do Praia que só ele marcou nove vezes no quarto set, que prorrogou o jogo para o tie-break. Com o passe instável nos saques agressivos do Minas no quinto set, o Praia viu o rival abrir uma vantagem difícil de reverter e, pra piorar, viu Franco errar ataques nos três últimos pontos do time visitante.
0 Comentários