Foto: AP/Luca Bruno |
O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, reafirmou o desejo do país de sediar os Jogos Olímpicos de 2024. A nação anunciou sua intenção pela primeira vez pouco antes dos Jogos Olímpicos de Paris, após assinar um Memorando de Entendimento com a Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) e regiões interessadas.
Entre os signatários estavam Berlim, Dusseldorf, Hamburgo, Leipzig e Munique, bem como as regiões da Renânia do Norte-Vestfália e Baviera, e foi apresentado pela Ministra Federal do Interior, Nancy Faeser.
"Já era hora. Desde Munique em 1972, houve repetidas tentativas. Na próxima vez, acho que deve funcionar. Em 2040, a Alemanha celebrará o 50º aniversário de sua reunificação. Realmente não pode haver uma ocasião melhor para jogos na Alemanha", disse Scholz, de acordo com Welt.
A Alemanha sediou o evento pela última vez em Munique em 1972, que foi ofuscada por uma crise de reféns e um massacre subsequente de atletas israelenses. Desde então, uma série de solicitações alemãs não tiveram sucesso, em parte porque os cidadãos eram contra elas.
Uma solicitação para 2036 também foi considerada, mas a proposta foi recebida com duras críticas, pois ocorreria exatamente 100 anos após os politicamente carregados Jogos de Berlim durante o regime nazista.
O DOSB planeja decidir sobre outras etapas em sua reunião geral em Saarbrücken em dezembro. Uma candidatura formal para os Jogos Olímpicos será lançada, com o governo federal contribuindo com um total de 6,95 milhões de euros para os custos da candidatura até 2027.
O presidente do DOSB, Thomas Weikert, disse que a cidade-sede será escolhida no ano que vem, para concluir o processo de inscrição.
"Outros podem participar, mas temos que nomear uma cidade ou uma região e não podemos espalhar por toda a Alemanha", disse Weikert.
0 Comentários