Foto: Maurício Val/FVImagem |
O domingo (6) foi movimentado para os mesatenistas brasileiros que entraram em ação no 1º dia de disputas do Aberto do Brasil Fator 20, que está sendo realizado no Centro de Treinamento Paralímpico e vai até a próxima terça-feira (7). Nas disputas individuais, já estão garantidas 27 medalhas em 13 classes diferentes.
O Aberto do Brasil é o primeiro evento após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e, dos 15 paratletas que estiveram na França, oito iniciaram a competição em solo brasileiro e sete já garantiram medalhas, com apenas uma eliminada.
Na disputa das classes de 1 a 5 feminina, Joyce Oliveira e Marliane Santos estão na semifinal e já garantiram, no mínimo, a medalha de bronze, afinal não há disputa de 3º lugar. Contudo, Cátia Oliveira perdeu nas quartas de final e deu adeus ao Aberto do Brasil.
Ainda no feminino, pela classe 8, Sophia Kelmer, de apenas 16 anos, está na semifinal e também já tem garantida uma medalha, mas com enorme potencial de lutar pelo ouro. Aliás, as disputas por medalhas no individual serão realizadas nesta segunda-feira (7), enquanto as disputas nas duplas terão seu início.
Pela classe 9, as favoritas Danielle Rauen e Jennyfer Parinos estão na semi e, caso vençam, podem se enfrentar na finalíssima. Ou seja, ambas já têm o bronze garantido, mas possuem grandes chances de saírem com o ouro e a prata.
Já na classe 7 masculina, Israel Stroh venceu as três partidas que fez na fase de grupos e entrou direto na semifinal. Fechando a participação dos atletas que estiveram em Paris 2024, Claudio Massad também teve a melhor campanha na fase de classificação, folgou nas quartas de final e já foi direto para a semifinal, garantindo mais uma medalha para o Brasil.
Além desses destaques, outros 20 mesatenistas também garantiram medalhas na abertura do evento. Vale ressaltar que o Brasil Open contará pontos para o ranking mundial paralímpico, neste início de caminhada do ciclo rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
0 Comentários