Gaspar Nóbrega/COB |
A cidade de Liverpool, na Inglaterra, foi escolhida nesta terça-feira (17) como a sede do próximo Campeonato Mundial de boxe, que acontecerá entre 4 e 14 de setembro de 2025. Será o primeiro grande evento organizado pela World Boxing, entidade criada para manter a modalidade no Movimento Olímpico. Também será a primeira vez que a competição reunirá as disputas masculinas e femininas em conjunto.
Haverá dez categorias em cada um dos naipes, mas os pesos exatos ainda não foram anunciados. Eles serão definidos após o próximo Congresso da World Boxing, que acontecerá em novembro deste ano. O ginásio da competição será a M&S Bank Arena, que tem capacidade para receber até dez mil espectadores e recebeu o Mundial de ginástica artística de 2022 e as finais do Eurovision de 2023.
“Liverpool é uma cidade mundialmente famosa com uma herança orgulhosa no boxe e será um lugar fantástico para sediar nosso primeiro Mundial Adulto de Boxe. Esta será uma vitrine soberba para o boxe olímpico, particularmente porque será a primeira vez que a competição masculina e feminina ocorrerão lado a lado como parte do mesmo campeonato”, disse Boris van der Vorst, presidente da World Boxing.
Criada em abril de 2023 em resposta ao COI, que vive um litígio com a IBA por conta dos problemas de transparência da entidade, a World Boxing já tem 44 membros filiados, entre eles o Brasil e a expectativa da entidade é o boxe olímpico passe a gerido por eles - No momento, a antiga responsável IBA está suspensa e o COI organizou o boxe na última olimpíada de Paris.
Segundo a imprensa internacional, a World Boxing acredita que conseguirá a aceitação do COI se conseguir ultrapassar a marca de 51 confederações filiadas, o que o país espera conseguir até 2025.
0 Comentários