![]() |
Top-5 do Quadro de medalhas dos clubes (Arte: Surto Olímpico) |
Em Paris, o Brasil teve sua segunda melhor campanha da história dos Jogos Olímpicos em número de medalhas. No total foram 20, com 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. E você sabe quais são os clubes brasileiros que mais tiveram atletas subindo ao pódio? O Surto Olímpico junto com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) traz esse levantamento.
Top-3: Praia Clube, Flamengo e Pinheiros
O Praia Clube é o primeiro colocado nesta lista com os dois ouros de Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia). As campeãs olímpicas foram inclusive recebidas no aeroporto de Uberlândia-MG por centenas de torcedores. Além disso, o clube também tem dois bronzes de Macris e Natinha, pelo vôlei feminino.
Logo em seguida, o Flamengo chega com nove medalhas no total, sendo quatro só de Rebeca Andrade: um ouro (solo), duas pratas (individual geral e salto) e um bronze (equipes). A ginástica ainda trouxe mais três medalhas de bronze ao clube carioca, já que Jade Barbosa, Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira faziam parte da equipe medalhista. Isaias Queiroz, prata na canoagem C1 - 1000 e Rafaela Silva, bronze por equipes no judô completam os medalhistas do Flamengo.
Fechando o pódio dos clubes está o Esporte Clube Pinheiros, tradicional clube da capital paulista. O judô, uma das modalidades em que o Pinheiros é referência, trouxe seis medalhas para São Paulo, com o ouro de Beatriz Souza (+78kg), a prata de William Lima (+66kg) e o bronze de Larissa Pimenta (+52kg), além do bronze por equipes que todos levaram. O clube poliesportivo ainda soma mais um bronze com Alison dos Santos, o Piu, nos 400m com barreiras.
Neste top-3, portanto, estão todas as medalhas de ouro brasileiras, conquista muito celebrada pelo CBC, que é responsável por investir recursos nos clubes com vistas à formação de atletas:
A conquista de 15 das 20 medalhas do Brasil por atletas de clubes ressalta a força de nossa categoria. E quando vamos para o ápice das conquistas, as nossas medalhistas de ouro são 100% de atletas de clubes. Beatriz Souza, do Esporte Clube Pinheiros, no judô; Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo, na ginástica artística; e Duda e Ana Patrícia, do Praia Clube de Uberlândia, no vôlei de praia", ressaltou Paulo Maciel, presidente do CBC.
Prata no futebol coloca diversos clubes brasileiros no top-10
A prata no futebol feminino foi responsável por colocar o Corinthians como o quarto clube com mais medalhas, já que seis atletas da equipe brasileira jogam no Timão: Tamires, Yasmim, Gabi Portilho, Yaya, Duda Sampaio e Jheniffer.
Empatados com uma medalha de prata cada estão CASO (Caio Bomfim, da marcha atlética), Grêmio (Lorena, futebol), Internacional (Priscila, futebol), Ferroviária (Luciana, futebol) e América-MG (Tainá, futebol).
Com quatro medalhas do judô na disputa por equipes, representadas por Daniel Cargnin, Leonardo Gonçalves, Rafael Macedo e Ketleyn Quadros, o Sogipa, clube de Porto Alegre, completa o top-10.
Fechando a lista, temos o Minas Tênis Clube com três bronzes, sendo dois no vôlei feminino (Thaisa e Nyeme) e um no judô por equipes (Guilherme Schimidt), o CEGIN (Centro de Excelência em Ginástica do Paraná) com o bronze de Júlia Soares na ginástica artística por equipes e o Sesi-Bauru, com o bronze de Lorene no vôlei.
0 Comentários