AFP |
A Noruega não se intimidou ao enfrentar a França na final do handebol feminino nos Jogos olímpicos de Paris-2024 e ignorando a torcida local, venceu por 29 a 21 e se sagrou campeã olímpica neste sábado(10).
Bronze no Rio de Janeiro e em Tóquio, a Noruega volta a conquistar uma medalha de ouro após o bi olímpico em Pequim-2008 e Londres 2012. Já a França, amarga uma prata em casa após o ouro na olimpíada de Tóquio.
Foi uma atuação excepcional da Noruega nos dois lados da quadra. Se no ataque as norueguesas tiveram 69% de aproveitamento (29 gols em 42 arremessos), na defesa elas dominaram as francesas que pararam na incrível atuação da goleira Katrine Lunde, que fez sua última partida pela seleção e fechou o gol - 51% de aproveitamento, para encerrar o seu ciclo na seleção com medalha de ouro.
Na partida, a França começou bem e com o apoio da torcida, abriu logo 4 a 1. A Noruega foi aos pouco equilibrando a partida, mas as francesas continuavam na frente do placar até chegar a marca de 11 a 9. Aí começou a brilhar a estrela da goleira Lunde e a Noruega virou o jogo para 13 a 12. no fim do primeiro tempo, a vitória parcial norueguesa foi de 15 a 13.
O segundo tempo foi mais brigado e após uns minutos sem gols de ambos os lados, a Noruega conseguiu furar o bloqueio francês e abrir quatro gols de vantagem - 18 a 14. O jogo voltou a ser das defesas e depois de mais alguns minutos, a França marcou, mas viu a Noruega abrir ainda mais vantagem com três gols seguidos - 21 a 15.
E por mais que a França tentasse, a vantagem não diminuía, já que ou a França errava nos momentos decisivos ou parava nas mãos de Lunde. A vantagem norueguesa foi aumentando até que foi só esperar o fim do tempo regulamentar para comemorar a vitória por 29 a 21.
Henny Reistad foi a artilheira da Noruega na final, com oito gols, seguida por Karen Brasett Dale com seis gols. Pela França, Orlane Kanor foi a principal artilheira com cinco gols.
0 Comentários