Últimas Notícias

Ex-dançarino de Frank Aguiar, Luis Carlos Cardoso busca o ouro paralímpico na canoagem

Reprodução/Instagram


O que Frank Aguiar tem a ver com uma possível medalha de ouro nos jogos Paralímpicos de Paris? Esta resposta está com Luis Carlos Cardoso, um dos grandes nomes da paracanoagem brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris e que foi ex-dançarino do famoso cantor de forró.

Nascido na cidade de Picos no Piauí, Luis Carlos se mudou para o Ceará adolescente por conta do seu talento para dança, onde se tornou dançarino de uma banda de forró, pouco tempo depois, chegou ao corpo de dançarinos de Frank Aguiar. Mas em 2009, aos 25 anos, Luis teve uma infecção na medula por parasita, chamada esquistossomose,  que mudou a sua vida. Ele perdeu os movimentos das pernas e não pode mais fazer o que mais gostava, que era dançar.

Durante a reabilitação, Luis descobriu a paracanoagem e reencontrou a alegria de viver. E ele ganhou todo o apoio de Frank Aguiar, que inclusive comprou o todo seu primeiro equipamento de competições, além de ajudá-lo com todos os custos com sua fisioterapia. Ate hoje no site oficial do cantor tem uma citação ao atleta paralímpico

"Ele foi como um pai para mim. Quando soube que eu iria competir em Curitiba no meu primeiro Brasileiro, em 2011, bancou minha viagem. Ele viu que eu estava entusiasmado e me ajudou a comprar meu primeiro barco. Fiquei em terceiro lugar no caiaque e em segundo na canoa. Essa prata me colocou na seleção para disputar o Campeonato Pan-Americano e fui campeão com o barco que ele me deu." Disse Luis, que competia com o nome de Frank Aguiar no barco no início da carreira paralímpica. 


Divulgação/Canoagem.org

Já consolidado como atleta paralímpico, Luis Carlos seguiu sua carreira, batendo na trave na Rio 2016, levando uma prata em Tóquio no KL1 e agora como atual campeão mundial na mesma prova em 2024, segue como um dos favoritos ao ouro em Paris:  

"Estou me dedicando bastante, dando meu 110% todos os dias. Quero ir em busca de mais uma medalha para o meu país, mas tento não ficar focado no resultado final, mas principalmente na preparação" disse Luis, que competirá no dia 6 e 7 de setembro


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar