Foto: Rosele Sachotene/CBE |
A quinta-feira (29) foi um dia dourado para o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Esgrima. Em Lima, capital peruana, nossa equipe feminina de sabre mostrou seu talento e conquistou a medalha de ouro. No individual, também subimos ao pódio com Bruno Pekelman e Henrique Garrigós (prata e bronze no sabre masculino, respectivamente) e com Marcela Silva (bronze na espada feminina).
A equipe brasileira de sabre mostrou a força que a arma possui atualmente no feminino em âmbito continental (Luana Pekelman é bicampeã individual). Iniciando sua participação na fase semifinal do torneio, o Brasil estreou com uma vitória por 45-20 sobre a equipe da casa, o Peru, garantindo vaga na final contra o Chile.
No confronto que valia o título, melhor para as brasileiras. Mantendo-se sempre à frente do placar, nossa equipe triunfou pelo placar de 45-38 e garantiu a medalha de ouro, subindo ao lugar mais alto do pódio. As campeãs sul-americanas foram Luana Pekelman, Karina Trois, Pietra Chierighini e Luiza Lee.
Prata e bronze no sabre masculino
No sabre masculino, seis brasileiros participaram da disputa. José Santos foi eliminado no quadro de 32, enquanto Felipe Bento e Érico Patto se despediram nas oitavas. Nas quartas, foi a vez de Enrico Pezzi deixar o torneio. Na fase semifinal, Bruno Pekelman e Henrique Garrigós avançaram.
Pekelman e Garrigós se enfrentaram em uma das semifinais, reeditando uma rivalidade brasileira de longa data. Após um duelo equilibrado, Bruno Pekelman venceu por 15-13, chegando à final e deixando o bronze para Henrique Garrigós.
Na decisão, Bruno Pekelman foi derrotado por 15-11 pelo argentino Tomas Macri, ficando com a medalha de prata. Enrico Pezzi terminou em 5º lugar, Felipe Bento em 12º, Érico Patto em 14º e José Santos em 22º lugar.
Marcela Silva leva bronze na espada
Oito brasileiras participaram da disputa da espada feminina. Catarina e Laura El Murr foram eliminadas no quadro de 32; Gabriela Moraes, Mariana Gondo e Renata Zetterman nas oitavas; e Victoria Vizeu e Maria Paro nas quartas. Apenas Marcela Silva avançou para a fase semifinal, garantindo uma medalha.
Uma derrota no último toque para a chilena Analia Fernandez (por 15-14) impediu que Marcela chegasse à final, ficando com o bronze. Victoria Vizeu terminou em 5º lugar, Maria Paro em 6º, Renata Zetterman em 10º, Gabriela Moraes em 13º, Mariana Gondo em 15º, Laura El Murr em 23º e Catarina El Murr em 28º lugar.
0 Comentários