Últimas Notícias

Chefe da World Athletics, Sebastian Coe diz que considerará candidatura para dirigir o COI

Chefe do Atletismo Mundial Coe diz que considerará candidatura para dirigir o COI
Foto:Aleksandra Szmigiel/REUTERS


O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse que consideraria concorrer ao cargo de Thomas Bach depois que o chefe do Comitê Olímpico Internacional disse que não tentará permanecer após o término de seu segundo mandato em 2025.


Bach está no comando desde 2013, enquanto Coe, bicampeão olímpico dos 1.500 metros e presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Londres 2012, já havia expressado seu interesse no cargo no COI.


"Sempre deixei claro que, se a oportunidade surgisse, eu obviamente pensaria seriamente nisso", disse Coe em uma entrevista coletiva para encerrar a competição de atletismo das Olimpíadas no domingo.
"A oportunidade surgiu e claramente preciso pensar sobre isso."


Um novo presidente do COI será eleito em março na sessão na antiga Olímpia e assumirá em junho, disse Bach.


Coe disse que, embora sua experiência fale por si, há muitos candidatos qualificados.


"Estou envolvido no movimento olímpico pela maior parte da minha vida. Presidi Jogos Olímpicos desde as propostas até a entrega e dois anos de legado depois disso. Tive o privilégio de competir em duas Olimpíadas, presidi um Comitê Olímpico Nacional e agora tenho o melhor emprego do mundo, sou presidente do esporte olímpico número um", disse Coe.


"Essas são experiências que, se reunidas, acho que seriam benéficas para a função.


"Mas há outros candidatos em potencial que têm boas qualificações para essa função", acrescentou.
"Somos um grupo diverso de pessoas, pessoas globais. Há uma associação talentosa. Essa associação precisa ser abraçada. Acho que a associação precisa ter uma boa variedade de pessoas qualificadas e de qualidade para serem observadas."


Aos 67 anos, a idade de Coe pode jogar contra ele em meio a rumores sobre a organização global precisar de uma injeção de líderes mais jovens.


Ele também tomou algumas decisões como chefe da World Athletics que não agradaram a algumas figuras importantes do esporte mundial, como conceder US$ 50.000 aos medalhistas de ouro do atletismo nas Olimpíadas de Paris.


Nenhum membro do COI fez campanha abertamente para suceder Bach, mas vários foram associados a possíveis candidaturas à presidência se e quando ele deixar o cargo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar