Alessandra Cabral/ CPB |
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou nesta sexta-feira (16) o recebimento e aceitação de um convite nominal enviado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) a uma atleta do atletismo para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A vaga é da alagoana Marivana Nóbrega, da classe F35 (paralisados cerebrais)
Marivana é atleta do clube IEMA (Intituto Elisângela Maria Adriano), de São Caetano do Sul (SP) e foi medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e bronze na mesma prova na Rio 2016, além do bronze no arremesso de peso no Mundial Dubai em 2019. O CPb não anunciou quando a atleta viajará para Paris para a disputa dos Jogos Paralímpicos.
Com isso, a delegação brasileira será ainda maior e aumentará o recorde de participação na história dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil. Agora serão 255 atletas com deficiência na competição na capital francesa. Ao todo, também foram convocados 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 competidores na capital francesa.
Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020. O recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência, além de atletas-guia, goleiros e calheiros, em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente pelo fato de ser país-sede.
Os Jogos paralímpicos de Paris acontecem entre 28 de agosto a 8 de setembro, na França.
0 Comentários