Última a se apresentar na final, Jordan Chiles ficou em quinto lugar (13.666) após a divulgação das notas. Enquanto a romena Ana Barbosu (13.700), terceira colocada até então, comemorava, a equipe de Chiles entrou com recurso – rapidamente julgado, aceito e com nota corrigida (13.766), colocando a norte-americana no pódio.
Barbosu mudou o semblante e a tristeza pela perda do pódio era aparente. Lenda do esporte romeno, a ex-ginasta Nadia Comaneci divulgou vídeo nas redes sociais que contestava a nota dada a Sabrina Voinea, de 17 anos. Ela terminou com a mesma nota de Barbosu, mas foi descontada em -0,100 por supostamente pisar fora da área do tablado. Sem a punição, Voinea terminaria em terceiro lugar.
Em comunicado, a Federação Romena de Ginástica disse que solicitou à Federação Internacional de Ginástica (FIG) as justificativas para as notas de dificuldade e execução obtidas por Voinea. Além disso, a Federação também afirma que entrará com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte para revisão da nota.
Os resultados finais da ginástica artística nunca sofreram alterações, mas há um apelo internacional para as justificativas da FIG.
0 Comentários