Últimas Notícias

Seleção Brasileira de bocha conquista quatro ouros na etapa de Portugal da Copa do Mundo de Bocha

Seleção Brasileira de bocha conquista quatro ouros na etapa de Portugal da Copa do Mundo de Bocha
Foto: Divulgação/ANDE



A Seleção Brasileira de bocha paralímpica conquistou seis medalhas na etapa da Copa do Mundo de Póvoa do Varzim, em Portugal. A equipe encerrou a disputa da competição nesta segunda-feira, 15, com um total de quatro ouros, uma prata e um bronze obtidos a 44 dias dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.

A equipe foi representada por dez atletas na competição, última da modalidade antes do megaevento na capital francesa.

O primeiro pódio brasileiro em Portugal veio com a pernambucana Andreza Vitória, da classe BC1 (atletas que podem jogar com as mãos ou com os pés e que contam com a opção de um auxiliar). Ela começou a competição perdendo a primeira partida, mas passou na fase de grupos. Venceu a tailandesa Satanan Phromsiri por 5 a 4, e a final contra Yushae Desilva-Andrade, de Bermuda, por 7 a 1.

Já o paulista José Carlos Chagas, o Zé, também da classe BC1, perdeu nos playoffs, antes de chegar à semifinal.

Outra medalha de ouro veio com dobradinha brasileira na classe BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa), com a paulista Evelyn de Oliveira com o ouro e a pernambucana Evani Calado com a prata.

No BC3 masculino, o mineiro Mateus Carvalho fez uma semifinal dura com o tcheco Adam Peska, mas acabou perdendo no tie-break. Na disputa pela medalha de bronze, vitória para o grego Grigorios Polychronidis e seu assistente A. Patroni, por 3 a 2.

Os dois brasileiros na classe BC2 (atletas que não contam com apoio), o cearense Maciel Santos e potiguar Iuri Tauan, se enfrentaram nas quartas de final, avançando o veterano Maciel após vitória no tie-break. Na semifinal, ele perdeu para o português David Araújo por 6 a 3, disputando a medalha de bronze com o argentino Luis Cristaldo. O placar foi de 3 a 2 para o brasileiro.

Já nos eventos coletivos, o par BC3, composto por Mateus Carvalho e seu assistente e pai Oscar Carvalho, e Evelyn de Oliveira com Roberto Ferreira, venceu todas as partidas até a final, na qual derrotou o par de Hong Kong por 5 a 0.

Trajeto vitorioso também da equipe BC1/BC2, com Andreza Vitória (BC1), Iuri Tauan (BC2) e Maciel Santos (BC2). O trio conquistou a medalha de ouro vencendo a equipe britânica por 12 a 3. André Martins e Laíssa Guerreira, que formaram o par BC4, não avançou da fase de grupos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar