Últimas Notícias

Isaquias Queiroz e mais cinco atletas são convocados para representar a canoagem de velocidade em Paris 2024

Atletas da canoagem de velocidade são anunciados em conferência de imprensa em Lagoa Santa - Minas Gerais (Foto: Natália Oliveira / Surto Olímpico)
Atletas da canoagem de velocidade são anunciados em conferência de imprensa em Lagoa Santa - Minas Gerais (Foto: Natália Oliveira / Surto Olímpico)

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) anunciou nesta quinta-feira, 4 de julho, em uma conferência de imprensa em Lagoa Santa (MG), os atletas que representarão o Brasil na canoagem velocidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atual campeão olímpico no C1 1000m, Isaquias Queiroz, é a principal estrela da delegação brasileira.

Isaquias, que ganhou a medalha de ouro em Tóquio 2020, competirá no C1 1000m e no C2 500m. Além dele, a equipe brasileira inclui mais cinco atletas: Mateus Nunes e Jacky Goldmann (canoa masculina), Vagner Souta (caiaque masculino), Valdenice Conceição (canoa feminina) e Ana Paula Vergutz (caiaque feminino).

Com exceção da Rio 2016, quando era o país-sede, o Brasil levará sua maior delegação de canoagem velocidade para uma edição Olímpica. Com seis competidores, a delegação supera as edições de Barcelona 1992, Sydney 2000 e Tóquio 2020, quando o Brasil competiu com quatro barcos e três atletas em cada.

A equipe brasileira espera continuar o sucesso iniciado no Rio 2016 e conquistar, ao menos, um pódio na canoagem velocidade em Paris. Se Isaquias Queiroz subir ao pódio nas duas provas que disputará, ele ultrapassará Torben Grael e Robert Scheidt e se tornará o brasileiro com o maior número de medalhas olímpicas na história.

Durante a conferência, o representante da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) destacou a importância do apoio local na preparação da equipe.

"Lagoa Santa é um local emblemático para a canoagem brasileira. Aqui foram feitos os treinamentos dos ciclos olímpicos do Rio e de Tóquio, e estamos indo para o terceiro ciclo, o de Paris. Muito disso é graças ao apoio que temos tido na cidade e no estado de Minas Gerais. Essa estrutura nos dá um sentimento maior de confiança para conquistar mais medalhas em Paris”.

Convocados do Brasil na Canoagem Velocidade para Paris 2024

Canoa masculina:

    Isaquias Queiroz (C1 1000m e C2 500m)

Isaquias Queiroz - Canoagem (Foto: Miriam Jeske / COB)
Isaquias Queiroz - Canoagem (Foto: Miriam Jeske / COB)

Isaquias Queiroz, o atual campeão olímpico no C1 1000m, é o principal nome da delegação brasileira. Ele competirá no C1 1000m e no C2 500m, buscando aumentar sua coleção de medalhas.
"Nosso objetivo é chegar ao máximo possível de medalhas em Paris. Meu objetivo é ganhar duas medalhas de ouro. Vamos nos dedicar ao máximo nos treinamentos para sair de lá com o melhor resultado possível".
Além de Paris, Isaquias já mira Los Angeles 2028 como próximo desafio.

O treinador Nivalter Santos, que acompanha Isaquias desde 2009, é uma peça fundamental na equipe.

"Eu acompanhei toda a trajetória da canoagem e vejo como o caminho tem se tornado mais fácil, pouco a pouco, com novos apoiadores. A Confederação Brasileira de Canoagem está totalmente alinhada com o nosso trabalho, e isso é essencial".

    - Jacky Goldmann (C2 500m)

Jacky Godmann - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @jacky_goldmann)
Jacky Goldmann - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @jacky_goldmann)

Jacky Godmann competirá ao lado de sua tia, o que traz um significado especial para ele.
"Estou muito feliz de estar no meu segundo Jogos Olímpicos, espero fazer a minha melhor prova no C2. É muito especial estar com minha tia, que é uma guerreira e uma grande inspiração para mim. Agradeço ao Lauro por tudo e ao Nivalter, que é uma referência para nós. Vamos dar o nosso máximo para representar bem o Brasil e trazer medalhas,"

    - Mateus Nunes (C1 1000m)

Mateus Nunes - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram /
Mateus Nunes - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram /

Mateus Nunes, com apenas 18 anos, está animado para sua primeira participação olímpica.
"É surpreendente estar nas Olimpíadas tão jovem. Estou treinando com os melhores e isso me motiva a dar o meu máximo para representar bem o Brasil".

Caiaque masculino:

    - Vagner Souta (K1 1000m)

Vagner Souta - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @vagnersouta)
Vagner Souta - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @vagnersouta)

Vagner Souta, que competirá no K1 1000m, expressa sua gratidão ao treinador Lauro e à sua família pelo apoio contínuo.
"Se não fosse pelo Lauro, eu não estaria aqui. Estou muito feliz de ir para mais uma edição dos Jogos Olímpicos e espero conquistar bons resultados".

Canoa feminina:

    - Valdenice Conceição (C1 200m)

Valdenice Conceição - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @canoagembrasileira)
Valdenice Conceição - Canoagem (Foto: Reprodução / Instagram / @canoagembrasileira)

Valdenice Conceição, que competirá no C1 200m, celebra a oportunidade de ser a primeira mulher a representar o Brasil na canoagem feminina nos Jogos Olímpicos.
"É muito gratificante. Eu sou doze vezes campeã brasileira e sonhei com essa oportunidade por anos. Vou dar o meu melhor em Paris".

Caiaque feminino:

    - Ana Paula Vergutz (K1 500m)

Ana Paula Vergutz - Canoagem (Foto: Arquivo CBCa)
Ana Paula Vergutz - Canoagem (Foto: Arquivo CBCa)

Ana Paula Vergutz, convocada para o K1 500m, agradece ao treinador Lauro de Souza por abrir as portas de Lagoa Santa e extrair o melhor dos atletas.

"Nosso primeiro objetivo foi a classificação olímpica. Agora, em Paris, vamos dar 100% para sair satisfeitos com nossa performance".

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar