Últimas Notícias

Inauguração de memorial de Paris em homenagem às vítimas do ataque de Munique é adiado e local é mantido em segredo

 

Fotos das vítimas em telão durante cerimônia dos 50 anos do massacre, na Alemanha. Foto: Thomas Kienzle/AFP

O memorial em homenagem às vítimas do ataque terrorista dos Jogos Olímpicos de Munique-1972, previsto para inauguração no dia 24 de julho, será fora da Vila Olímpica dos atletas. A cerimônia iria acontecer na Prefeitura de Paris, mas foi realocada em um local ainda não divulgado devido a preocupações locais com a ação de extremistas, dado o elevado sentimento antissemita e anti-Israel. No ataque de 1972, 11 israelenses foram mortos no atentado.

O memorial relembra o ataque contra os 11 israelenses mortos pela organização palestina Setembro Negro na Vila Olímpica de Munique, nos Jogos de 1972. A decisão de reconhecer as vítimas do ataque com uma comemoração oficial foi tomada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional após campanha das famílias das 11 vítimas.

49 anos após o massacre, as Olimpíadas de Tóquio homenagearam os atletas mortos na cerimônia de abertura pela primeira vez. Um ano depois, o memorial seguiu para a Alemanha, em cerimônia que marcou os 50 anos dos ataques – Berlim reconheceu, pela primeira vez, a responsabilidade pelas falhas de segurança que levaram às mortes dos atletas.

O Comitê Olímpico de Israel declarou que o reagendamento não passou de uma questão logística, já que as autorizações específicas necessárias para realizar o evento na Prefeitura não puderam ser emitidas nos dias anteriores à cerimônia de abertura das Olimpíadas.

A cerimônia em Paris-2024 será no dia 6 de agosto em local a ser definido. O evento contará com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e de membros da delegação israelense e líderes comunitários judeus franceses.

Às vésperas da abertura dos Jogos de 2024, o chefe de polícia da capital francesa, Laurent Nunez, disse que o “terrorismo islâmico” é uma das principais preocupações da polícia e os organizadores reforçam a segurança em Paris antes das Olimpíadas.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar