Faltam 13 dias para os Jogos Olímpicos de Paris! E o personagem de hoje em nossa contagem regressiva é um baiano que sagrou-se campeão olímpico com um heroico nocaute no terceiro round, após ter perdido os dois primeiros. Conheça um pouco mais sobre nosso medalhista de ouro no boxe, Hebert Conceição:
Nome: Hebert Wilian Carvalho da Conceição Sousa
Local e data de Nascimento: Salvador (BA), 28 de fevereiro de 1998
Olimpíadas:
Tóquio 2020 - Medalha de Ouro na categoria 75kg
Principais conquistas
- Bronze no Campeonato Mundial de Ecaterimburgo em 2019 - Categoria 75kg
- Prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 - Categoria 75kg
- Bronze nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018 - Categoria 75kg
- Tricampeão Brasileiro de Boxe Elite (2017, 2018 e 2020) - Categoria 75kg
Momento em que Hebert nocauteia o ucraniano na final olímpica. - Foto: Luis Robayo - arquivo AFP
Você sabia?
- Hebert Conceição começou no boxe aos 15 anos porque queria perder peso. Já tinha praticado futebol, capoeira e jiu-jitsu e encontrou no boxe a oportunidade de transformar sua vida.
- Ele é cria da Academia Champion, em Salvador, projeto de um dos treinadores mais renomados do boxe brasileiro: Luiz Dórea, que ajudou a formar nomes como Acelino “Popó” Freitas, Robson Conceição e Adriana Araújo.
- Com pouco tempo de treinamento, os responsáveis pela Academia Champion já reconheceram a habilidade do menino e, meses depois, em 2013, o peso médio foi convidado a participar do Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete, para lutadores de 15 e 16 anos. Na primeira competição que disputou, o pugilista se tornou campeão brasileiro.
- Na luta histórica pela medalha de ouro em Tóquio 2020, após perder os dois primeiros rounds, Hebert precisava nocautear o adversário para mudar o resultado final do combate, e foi o que ele fez: derrubou o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, que não perdia há 62 lutas.
- E Este foi o terceiro nocaute da história do boxe em olimpíadas, o primeiro feito em uma final
- Atualmente com 26 anos, Hebert Conceição dedica sua carreira ao boxe profissional, iniciado em 2022. Ele fez seis lutas até agora, com seis vitórias – três por nocaute. O cartel invicto, coloca o brasileiro no caminho rumo ao título mundial.
- Na sua luta mais recente (junho/2024) Hebert Conceição encarou Esquiva Falcão, em um duelo de medalhistas olímpicos, agora pelo boxe profissional. Hebert levou a melhor e venceu Esquiva, prata em Londres 2012, na decisão unânime dos jurados.
- Com a vitória sobre Esquiva Falcão, Hebert Conceição foi declarado o campeão brasileiro de boxe e deixou um recado par ao adversário: “Ele tem que parar de falar bobagem”.
- Hebert é torcedor fanático do Bahia, sempre postando sobre o seu clube nas redes sociais e indo ver os jogos na Arena Fonte Nova sempre que pode
- Apesar do mesmo sobrenome e terem nascido e treinado em Salvador, Hebert não é parente de Robson Conceição
0 Comentários