Últimas Notícias

A 7 dias de Paris, Brasil vence Alemanha no tie-break em amistoso pré-olímpico

 

Amistoso aconteceu em Metz, na França. Foto: Sportv.

O Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 2 (21/25, 25/23, 29/31, 25/19, 17/15) na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. A partida, que durou três horas, aconteceu na tarde desta sexta-feira (19) em Metz, na França. A seleção masculina teve muitas dificuldades com a soma de erros e com a desatenção no início da partida. A Alemanha contou com a ótima atuação do oposto György Grozer.

Bernardinho veio a quadra com Bruninho/Darlan, Leal/Lucarelli, Flávio/Lucão e Thales como líbero. Este pode ser o time titular na estreia em Paris-2024, mas o técnico brasileiro usou bastante a inversão com Cachopa e Alan e, a partir do 4º set, colocou Lukas Bergmann e Isaac em quadra.

No primeiro set, o jogo começou bastante equilibrado e seguiu assim até o meio da parcial. O primeiro pedido de tempo de Bernardinho foi após os alemães reverterem um 12/11 em 12/15. Bruninho buscou variar a distribuição, mas a desatenção tomou conta em algumas situações (saque pegando no pé de Darlan com a bola fora, largadinha caindo na frente da defesa e bloqueio atrasado em ataques adversários). Grozer foi o maior pontuador do set, com 9 pontos, e Darlan virou 6 bolas, com 2 aces.

O fundamento de destaque brasileiro no segundo set foi o bloqueio. Após a desatenção geral, a seleção conseguiu impor o próprio ritmo de jogo, os ponteiros foram mais acionados (somaram 13 pontos no set) e os 4 pontos de bloqueio desbalancearam o set a favor do Brasil. No final da parcial, mesmo com a inversão de Cachopa e Alan, a Alemanha reverteu outra vantagem: 24/20 virou 24/23, mas o Brasil fechou.

O terceiro set foi bem mais equilibrado até o final. A seleção brasileira forçava mais saques e errava mais que a Alemanha, e a inversão 5x1 com Alan e Cachopa também foi acionada. Após queda de energia no ginásio no 25/25, o fim do set se estendeu para além do habitual, com a seleção europeia fechando após os dois times alternarem os set points. Até o final da terceira parcial, nenhuma outra substituição foi feita. O técnico Michał Winiarski também manteve a formação titular até o final da parcial, com atuação de destaque para o ponteiro Brand, o central Krick, além do oposto Grozer – maior pontuador alemão com 22 pontos.

Uma improvável tranquilidade foi a tônica do quarto set, mas ela é bem explicada também pelas mudanças realizadas por Bernardinho (Lukas Bergmann e  Isaac começaram o set como titulares, com o ponteiro marcando 4 pontos e o meio de rede virando 3 bolas na parcial). No tie-break, ainda com Isaac e Bergmann, muitas interrupções pararam o jogo durante os desafios solicitados pelos dois lados. Além disso, os cinco primeiros pontos da parcial foram de erros brasileiros, mesmo com distribuição de Bruninho encontrando todos os atacantes. A Alemanha chegou a ter dois match-points, mas o bloqueio brasileiro foi efetivo na reta final e garantiu a vitória, com o oposto Darlan dando números finais – maior pontuador da partida com 25 pontos.

No próximo domingo (21), às 9 da manhã, as duas seleções voltam a se enfrentar em mais um jogo amistoso preparatório, dessa vez em Saarbrucken, na Alemanha. Nos Jogos Olímpicos, o Brasil está no grupo B e estreia contra a Itália no próximo dia 27. Polônia, algoz nas quartas de final da Liga das Nações 2024, e Egito também estão no grupo brasileiro.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar