![]() |
Foto: Satiro Sodré/CBR |
A World Rowing (Federação Internacional de Remo) anunciou nesta quinta (27), em carta endereçada a CBR (Confederação Brasileira de Remo) que os atletas Evaldo Mathias Becker e Piedro Xavier, remadores que abriram mão de competir no Pré-Olímpico para serem voluntários no Rio Grande do Sul na tragédia que atingiu o estado, não irão competir em Paris-2024.
Levando em conta o espírito olímpico e o fato dos dois não terem deixado o povo gaúcho desamparado durante o maior desastre natural do RS, a CBR enviou uma carta para a World Rowing para que fosse considerada a possibilidade de eles disputarem os Jogos Olímpicos.
Eles teriam a última oportunidade de classificação no Pré-Olímpico realizado em Lucerna (SUI), no mês de maio, mas em conjunto decidiram atuar como voluntários no resgate de desabrigados pelas chuvas que devastaram 96% do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil.
Em carta, a World Rowing lamentou que eles não possam competir e disse que o os valores olímpicos foram bem representados por eles. Mas segundo ele, não há como abrir mais uma vaga especialmente pra eles.
"Simpatizamos profundamente com o impacto devastador das inundações sobre Evaldo, Piedro, suas famílias e a comunidade brasileira de remo em geral. A decisão deles de ficar e apoiar seus entes queridos e membros da comunidade, em vez de perseguir seus objetivos olímpicos sonhos, encarna verdadeiramente o espírito de altruísmo, solidariedade e os valores fundamentais do Movimento olímpico. Lamentavelmente, por mais que admiremos e respeitemos a sua escolha corajosa e o espírito exemplar que demonstraram, não podemos conceder vagas de cotas adicionais para Paris 2024. O processo de qualificação olímpica é rigoroso e mantém sua integridade é crucial para a justiça e a credibilidade dos Jogos", disse o presidente da World Rowing, Jean-Christophe Roland.
Ele disputam o skiff-duplo, prova que foi excluída de Los Angeles-2028, ou seja, essa pode ter sido a última oportunidade deles participarem desta prova nos Jogos Olímpicos.
0 Comentários