Últimas Notícias

Vinícius de Brito mira ouro e vaga na seleção no Brasileiro Sub-20 de Atletismo

Vinícius de Brito mira ouro e vaga na seleção no Brasileiro Sub-20
Foto:Lucas Dantas/CBAt


O barreirista Vinícius de Brito (Acarisul-SC) é um dos destaques do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-20 de Atletismo. A expectativa do atleta de 18 anos é brigar pelo ouro nos 110 m com barreiras e pela vaga para ir ao Sul-Americano de Lima, no Peru, em julho.


A competição será realizada de sexta-feira a domingo (7 a 9/6) na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF), reformada pela Prefeitura de Niterói, localizada no campus de Gragoatá, que recebeu o nome de Complexo de Atletismo Aída dos Santos, em homenagem a atleta de Niterói quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, no salto em altura.


"Minha expectativa é grande, estou fazendo bons treinos e fiz o índice para o Mundial de Lima, que será em agosto. Vou competir nos 110 m com barreiras e quero ganhar a prova para ir ao Campeonato Sul-Americano, também em Lima. O foco é total nos 110 m com barreiras por estar melhor no Ranking Mundial", afirmou Vinícius de Brito, que corre também os 400 m com barreiras - em 2023 foi campeão brasileiro e sul-americano na distância.


Vinícius mudou nesta temporada para a cidade de Bragança Paulista para treinar no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho. Continua na Acarisul e tem ajuda da Fundação Municipal de Desportos (FMD), da Prefeitura de Rio do Sul, Santa Catarina.


Correu 14.12 (0.2) nos 110 m com barreiras, no dia 17 de fevereiro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, índice para o Mundial Sub-20 de Lima. O índice estabelecido para a prova pela World Atlhetics é 14.20 (0.991 m). No dia 3 de março completou 18 anos e dez dias depois, em 16 de março, na pista Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo, fez 13.67 (0.0), sua melhor marca pessoal e de novo índice para o Mundial.


Já ficou conhecida a história de Vinícius de Brito, que foi ao Estádio Municipal Alfredo João Krieck, de Rio do Sul, aos 12 anos, para jogar futsal, mas entrou na sala errada e pediu para treinar. Começou a correr, achava que era atividade física, mas descobriu quase um mês depois, quando perguntou ao treinador Jeferson Bagatoli quando teria treino com bola, que não estava no futebol, mas no atletismo.


O "erro" na escolha da modalidade virou brincadeira, mas os resultados no atletismo foram ficando cada vez mais sérios. Em 2023, Vinícius foi bicampeão brasileiro sub-18 nos 110 m com barreiras. Também foi campeão brasileiro e sul-americano Sub-20 nos 400 m com barreiras, com 51.98, o seu recorde pessoal.

No 1º Ibero-Americano Sub-18, em Lima, levou o ouro nos 110 m com barreiras e a prata nos 400 m com barreiras. Nos Jogos da Juventude, competição do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Ribeirão Preto, bateu o recorde sul-americano Sub-18 nos 110 m com barreiras, com 13.20.


Vinícius foi protagonista de um dos momentos mais emocionantes do último Brasileiro Sub-18, em Aracaju (SE), em agosto de 2023. Levou ao pódio a foto do pai Gelson de Brito, falecido, uma homenagem de quem chegou à seleção brasileira reverenciando a memória do pai.


Lembra que em 2021 disputou as Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (OLESC), se qualificou para os Jogos da Juventude e tudo começou a dar certo. No Brasileiro Sub-16 em Timbó (SC) foi ouro no pentatlo (2.622 pontos) e nos 100 m com barreiras (14.11). Em 2022, no Brasileiro Sub-18, em Bragança Paulista (SP), foi campeão nos 110 m com barreiras (14.61) e nos 400 m com barreiras (54.07). As barreiras mudam de altura conforme a categoria.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar